quinta-feira, 19 de julho de 2012

UMA REFLEXÃO QUE MERECE REFLEXÃO


A UMA PEQUENA NOTÁVEL
                Não conheço Tita Tavares, mas sei dos seus feitos, da luta que travou para chegar onde chegou, das intermináveis batalhas, incompreensões e até discriminações, pois geralmente quando se é pobre e se chega aos píncaros da glória é preciso sim ter muito , mas muito mesmo talento. Nos último dias vi o drama vivido pela grande campeã e o que mais me envergonha é que o Estado e a cidade que ela representou, que mostrou para o mundo fazendo história não a recompensaram como deveriam , não perguntaram sequer dos seus dilemas , seus problemas e como procurar uma solução para as dores que a mesma sentia. Fiquei triste ao saber que as pessoas de sua rua ao invés de lhe ajudar ficaram julgando sua doenças e dizendo coisas que nada tinha a ver com seu quadro de saúde.
                Como já disse não a conheço guerreira, mas sei que se pudesse já estaria aí dando – lhe a mão , ajudando – a  e pelo menos fazendo alguma coisa que os poderosos que aí estão não fazem. Sei que você  tem feito muito pelo seu bairro o Titanzinho lugar de muita gente pobre porém honesta  que precisa de exemplos como o seu para erguer a cabeça e dizer que merecem ser tratados como seres humanos. É vergonhoso viver numa cidade onde cultuam - se ladrões, corruptos , desonestos e não se faz nada por quem realmente merece e o que dói mais é que atletas, poetas , cantores , escritores e artífices de um realce de nosso estado tenham de tragar o esquecimento e o não reconhecimento das autoridades. Talvez muitos deles sequer saibam quem é Tita Tavares. Essa falta de respeito às pessoas e o que elas representam tem a ver com a construção de um sociedade pautada em desvalorização, falta de reconhecimento e, sobretudo , ocultação de valores.
                Quero lhe dizer Tita que sua história enaltece um povo, sua vida merece ser objeto de estudos, de documentários , de valorização de todas as formas. Onde estão os que se aproveitaram politicamente de seu prestígio em um passado não muito longe? Por que a gente é assim? Por que não sabemos utilizar o sentido real da solidariedade e do respeito de alguns que se dizem cristãos? Pessoas que se mobilizam pela abolição da maconha, pela liberdade sexual e de costumes pouco ou nada fazem pelos símbolos vivos de uma história que não se apaga. Ah, Tita se eu fosse político, se eu fosse alguma coisa nesta droga de vida com certeza estaria lhe ajudando, mas como não sou nada estou apenas exaltando a você e pedindo que nossas autoridades tomem vergonha e façam alguma coisa por quem realmente merece.
FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA, PROFESSOR. 

INFOVERDE - ATÉ QUE ENFIM

Uma iniciativa louvável da Rádio Verdes Mares - Sessão INFOVERDE no SHOW DA MANHÃ. Este tema não pode ficar de fora do rádio, louvamos a iniciativa da Rádio Verdes Mares. Quem teria sido o pessoa que criou este quadro? Uma jogada de mestre...Bem que tentamos em algumas rádios de Fortaleza, mas eles estão muito ocupados para pensar...