sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO

O POTENCIAL EDUCATIVO DO RÁDIO

23/12/2010 -

Programa de rádio envolve alunos e professores gaúchos

Ascom MEC



A necessidade de elaborar um projeto como trabalho de encerramento do curso de formação continuada Mídias na Educação, promovido pelo Ministério da Educação, levou três professoras gaúchas a criar um programa de rádio. Nas Ondas da Educação foi idealizado por Cláudia Lourenço da Luz, Ionara Bencke e Joice Gassen para ser produzido e apresentado por alunos da educação de jovens e adultos de quatro escolas de Venâncio Aires (RS).

“Professores e alunos ficaram tão envolvidos que o programa continuou até no período das férias escolares, promovendo encontros de alunos e professores nas casas de um e de outro para o planejamento”, diz Ionara, que na época trabalhava na secretaria de Educação do município. Segundo ela, a repercussão do programa na comunidade provocou um aumento na procura por cursos de educação de jovens e adultos. Algumas pessoas ficaram motivadas com os depoimentos de alunos. Outras, simplesmente porque também queriam participar do programa de rádio.

Há dois anos no ar, o programa ampliou sua proposta e, hoje, mobiliza alunos e professores também do ensino fundamental de todas as escolas da rede municipal. Com meia hora de duração, Nas Ondas da Educação é transmitido ao vivo pela Rádio Venâncio Aires AM 910, às sextas-feiras, das 20h às 20h30, sem custos e sem intervalo comercial.

De acordo com Ionara, as professoras não se envolvem mais com a coordenação do programa. No início, em 2008, elas acompanhavam desde o planejamento até a apresentação, embora toda a pauta fosse escolhida e organizada pelos alunos, com orientação dos professores. “É um projeto que deu certo. Ele saiu do papel, de um mero trabalho de conclusão de curso, para uma situação real de aprendizagem”, destaca.

Formada em letras, Ionara dá aulas de português, inglês e artes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer e faz especialização em mídias na educação. Também é responsável pelo desenvolvimento dos programas de rádio de responsabilidade da escola, que este ano produziu três edições do Nas Ondas da Educação. “Para o primeiro programa, tive de trabalhar com a elaboração e a diagramação da pauta radiofônica com minha turma do oitavo ano (sétima série). No segundo e no terceiro, os alunos já trabalharam com plena autonomia”, garante.
fonte: www.correioweb.com.br