sexta-feira, 29 de julho de 2011

EVALDO GOUVEIA - 80 ANOS

80 anos de Evaldo Gouveia

Tamanho do texto: A A A A     
Um dos grandes compositores e artistas da história da Música Popular Brasileira marcará seu aniversário de 80 anos com um projeto dedicado aos fãs e amantes da música nacional. ‘Evaldo Gouveia 80 anos’ é o projeto trará ao palco o mestre que embalou carnavais e baladas românticas. O primeiro show acontece dia 30 de julho, no BNB Clube e contará com a apresentação do grande homenageado acompanhado de um time de feras da música instrumental cearense. O projeto promove a realização de atividades e produtos artísticos culturais que possam marcar e deixar definitivamente o nome do grande compositor brasileiro – nascido no Ceará - fora do inconveniente perigo do esquecimento.
O projeto irá realizar até o ano que vem quatro shows musicais em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Mossoró (RN) e a Gravação de um CD e DVD ao vivo. Os shows que homenagearão a obra do compositor Evaldo Gouveia contarão a participação de intérpretes e grandes instrumentistas do Ceará e do Brasil.
RESGATE
Resgatar não é a intenção para homenagear a vida e a obra de Evaldo Gouveia. É impossível chegar a qualquer lugar desse País sem que alguém conheça algumas de suas 1.018 canções. “O que pretendemos é marcar, selar e definir o grande valor da obra musical do cearense no contexto da musica popular brasileira”, explica Dora Freitas, produtora do projeto.
Os maiores intérpretes das canções brasileiras já colocaram as vozes nos seus versos e melodias. De Nelson Gonçalves a Gal Costa, de Anísio Silva a Maria Bethania, de Maysa a Fagner, de Altemar Dutra a Ana Carolina, de Miltinho a Zezé de Camargo & Luciano, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Jair Rodrigues, Alaíde Costa, Clara Nunes, Wilson Simonal, Moacir Franco, Bruno&Marrone, Julio Iglesias, Luis Feliciano e são muitos.
INTÉRPRETES
O próprio homenageado não tem as contas exatas de quantas gravações e quantos intérpretes enriqueceram sua obra. “Dizem que “Brigas”... (Vejam só que tolice nós dois brigarmos tanto assim...)” tem mais de 200 gravações no mundo todo. Como ele diz, uma de suas músicas foi cantada pelo “mundo todo” através do samba enredo que compôs para a Portela. Evaldo também foi artista de cinema nos musicais da Atlântida nos anos 50.
Ex-integrante do Trio Nagô, grupo com o qual ganhou projeção, o cantor continua compondo e contando as histórias dos êxitos de sua carreira, a exemplo dos dois sambas-enredo que ganhou na Portela. “Quando eu cheguei ao Rio de Janeiro, eu só ouvia falar na Portela e no Flamengo”, lembra. Na época tratou de fazer um samba para uma famosa porta-estandarte da escola de Madureira. A música ‘O Conde’ lhe rendeu repercussão nacional e internacional nas vozes de Wilson Simonal e Jair Rodrigues, além de um convite do então presidente da agremiação, Carlinhos Maracanã, também notório bicheiro da capital carioca. “Eu não pude dizer não”, brinca.
PARCERIA
A maioria dos sucessos de Evaldo foi feitos com Jair Amorim, talvez a mais duradoura e fiel das parcerias da história da MPB. Nos anos 60 foram os maiores arrecadadores de direitos autorais, colocando em quatro anos da década a música mais tocada no radio. Em um desses anos das 10 musicas mais tocadas no País 3 eram da dupla. Talvez, da sua geração, ele seja o maior compositor brasileiro vivo. Não somente vivo, mas atuante, alegre, vivedor.
Em 1974, veio o primeiro samba-enredo, O Mundo Melhor de Pixinguinha, que lhe rendeu um vice-campeonato no Carnaval. O sucesso gerou revolta na comunidade de Madureira pelo fato de um cearense desbancar outros nomes da ala de compositores. Evaldo aproveitou uma turnê no exterior e deixou a escola, mas apenas por quatro anos, até voltar com Mulher à Brasileira, escolhido para embalar a escola no carnaval de 1978.
HOMENAGEM
Nascido em Iguatu a 8 de agosto de 1928 e desde a década de 1950 morando no Rio de Janeiro, Evaldo Gouveia tem se fixado mais na cidade de Fortaleza. No começo do ano foi o nome homenageado do Carnaval de Fortaleza e teve o disco ‘O Trovador’ lançado em seu tributo. O disco teve a participação de nomes como Kátia Freitas, Eudes Fraga, Marcus Caffé, Waldonys, David Duarte, Dominguinhos, Leny Andrade, Lenine e Zé Renato. Evaldo interpreta no CD as músicas Canto Cearense e Esquina do Brasil, parceira com Fausto Nilo sobre Fortaleza.

Evaldo Gouveia, 83, passou a infância e adolescência em Fortaleza, até se mudar com o Trio Nagô para o Rio de Janeiro, onde suas composições fizeram sucesso na voz de grandes intérpretes da música brasileira. Hoje vive entre Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, além de fazer shows esporádicos pelo País.
SERVIÇO
• Show Evaldo Gouveia 80 anos. Dia 30 de julho, sábado. BNB Clube, Santos Dumont, 3646, Aldeota. A partir das 21hs. Ingresso: R$30 (inteira) e R$15 (meia). Informações: 4006-7200 - 4006-7203.

Nenhum comentário: