quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ARMANDO VASCONCELOS - UM NOME DO RÁDIO

O Ceará se despede de Armando Vasconcelos

Morreu ontem, aos 85, o comunicador Armando Vasconcelos. Pioneiro do rádio e da televisão, ele se popularizou pelo programa de TV que carregava seu próprio nome e ficou no ar por 23 anos ininterruptos
04.08.2011| 01:30
Afastado da TV desde 2006, Armando Vasconcelos morreu em casa (BANCO DE DADOS)

Faleceu, por volta do meio-dia de ontem (3), em casa, o comunicador Armando Vasconcelos, em decorrência de complicações de uma pneumonia. O velório está acontecendo no Ápice Velório, na Barão de Aracati, e o sepultamento está previsto para as 10h30, no cemitério São João Batista.

Nascido em Fortaleza, Armando Vasconcelos tinha 85 anos. Advogado formado, exerceu a profissão no Tribunal de Contas do Município (TCM), por onde era aposentado. Sua grande paixão, no entanto, sempre foram os meios de comunicação. Ele foi um dos pioneiros do rádio e da televisão no Estado, participando, inclusive, da fundação da TV Ceará. Na década de 1950, ele entrou na Rádio Iracema e, por anos, comandou o programa Fim de Semana na Taba. Ali surgiu o bordão “Doa em quem doer”, que hoje dá nome ao programa do radialista Cid Carvalho.

No início dos anos 1980, Armando entrou na TV Cidade, de onde chegou a ser diretor. Ali, ele comandou, durante 23 anos ininterruptos, o programa que levava seu nome. Num misto de informações e entretenimento, a atração levou aos estúdios inúmeras personalidades do meio político cearense, mas foi responsável também por dar visibilidade a diversos novos talentos da da terra.

O programa popularizou-se com o quadro Garota da Capa, onde belas mulheres disputavam um concorrido concurso de beleza, e ficou na memória dos cearenses pelo bordão “Meus amigos...”, sempre repetido pelo apresentador.

Também na TV Cidade, Armando Vasconcelos coordenou, ao lado da sua ex-mulher, a cantora Ayla Maria, o programa Encontro com Ayla. Para o pesquisador Gilmar de Carvalho, autor de A Televisão no Ceará, é dessa época que vem uma das maiores contribuições de Armando para a cultura local. “Ele se antecipou a essa ideia dos empresários e produtores múltiplos que cuidam de tudo: de repertório, imagem, vestuário... A Ayla, talvez, tenha sido ‘produto’ mais bem acabado dele”, diz. O comunicador estava afastado da televisão desde 2006, por problemas de saúde.

Repercussão
Para o empresário Miguel Dias, proprietário da TV Cidade, o Ceará perdeu um dos seus maiores comunicadores. “O Armando foi um dos melhores apresentadores da TV cearense, foi o que mais tempo esteve no ar e deve ter sido o segundo, só perdendo para a Hebe, em número de programas semanais”, contabiliza.

Segundo o empresário, Armando ajudou-o a desenvolver a TV Cidade em Fortaleza, nos idos dos anos 1980, quando o comunicador passou a integrar a equipe da emissora. “Ele é um exemplo para a nova geração de jornalistas e uma lição de vida. O Armando era um amigo, um irmão, um homem honesto, honrado e que vai fazer muita falta”, completa.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Um dos pioneiros do rádio e da televisão no Ceará, Armando Vasconcelos comandou, por 23 anos ininterruptos, um programa na TV Cidade que levava seu nome. A atração se destacava pelas entrevistas e opções de entretenimento.
Naara Vale
naara@opovo.com.br

Nenhum comentário: