quarta-feira, 6 de maio de 2009

mídia e educação

Melhorar a Educação passa por fazer com que o assunto ganhe destaque no dia-a-dia de todos os brasileiros. E ninguém melhor do que vocês, veículos de comunicação, para levar a mensagem a todos os cantos do País. Veja como ajudar.



Entenda a situação da Educação

O primeiro passo para melhorar a Educação é entender sua situação atual. Procure se informar sobre a qualidade do ensino no País, no seu estado, na sua cidade, nas escolas próximas. Na seção Números da Educação você encontra essas informações. Secretarias de Educação municipais e estaduais também têm esses dados, e é direito de todos conhecê-los. Além disso, todos podem procurar saber quais são as ações e medidas tomadas pela Secretaria de Educação para melhorar o desempenho das escolas que não tiveram bons resultados tanto no Ideb, como em avaliações educacionais como a Prova Brasil e o Saeb.
Busque entender quais são os problemas da Educação brasileira, suas causas e conseqüências. Informe-se, reflita, discuta. Quando você entende o problema, tem mais chances de fazer sua parte para resolvê-lo.




Incentive a Educação dos funcionários

Quanto maior a escolaridade dos pais e da comunidade, maior o nível de exigência em relação às crianças. Crie, no setor de recursos humanos, uma cultura de acompanhamento da Educação dos colaboradores da empresa.
Verifique se há colaboradores que não concluíram a Educação Básica em seu veículo de comunicação. Em seguida, incentive, por meio de projetos próprios ou de terceiros (escolas, governos ou organizações sociais), que essas pessoas sejam alfabetizadas, que concluam o ensino básico ou cursos técnicos, e que invistam na formação constante. Se necessário, flexibilize horários, disponibilize espaços e recursos.




Inclua o tema Educação na empresa

Educação pode ser tema transversal que une o veículo de comunicação, seus funcionários, clientes e fornecedores.
Esse tema pode ser incluído em treinamentos, reuniões, feiras, negociações com parceiros, na escolha de fornecedores, nos processos de seleção. Inclua a Educação nas suas campanhas publicitárias, nos meios internos de comunicação, nas esperas telefônicas.




Incentive a capacitação dos profissionais

Ajude-os a entender melhor os desafios e o funcionamento do sistema educacional nos municípios, estados e união. Isso pode ser feito por meio de cursos oferecidos pelo Todos Pela Educação, pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e pelo portal Comunique-se.



Incentive a Educação dos filhos dos funcionários

O setor de recursos humanos da sua empresa pode verificar periodicamente se os filhos de seus funcionários estão na escola. Para incentivar que eles permaneçam na escola e concluam as etapas de ensino, sua empresa pode oferecer incentivos como bolsas de estudos, flexibilização do horário de trabalho dos pais e disponibilização de seus espaços e recursos para atividades relacionadas à escola. Algumas empresas maiores oferecem até mesmo pequenas creches em suas dependências, em que as crianças menores podem ficar enquanto seus pais trabalham.



Dê mais destaque para a Educação em seu veículo

Considere a possibilidade de dar maior destaque para a Educação em seu veículo: as rádios podem veicular as campanhas do Todos Pela Educação, e divulgar as 5 Metas; a mídia eletrônica pode prever uma seção especificamente voltada para a Educação, incluir nossos banners e divulgar nosso boletim eletrônico; emissoras de televisão podem incluir o tema em toda sua programação, e veicular campanhas; e os meios de comunicação impressos podem instituir editorias de Educação, dar maior destaque ao tema, veicular nossas campanhas e oferecer desconto em suas assinaturas para estudantes e professores.



Inclua a Educação na pauta de suas entrevistas

Inclua nas entrevistas com pessoas dos mais diversos segmentos perguntas sobre Educação e, em especial a respeito dos caminhos para uma Educação de qualidade para todos.





Divulgue práticas e projetos que deram certo

É importante que os veículos de comunicação mostrem não só o lado negativo da Educação, mas também experiências que dão certo. Mostre histórias interessantes e que efetivamente ajudam a melhorar o aprendizado em sala de aula, como aquelas mostradas na seção Bons exemplos. Em especial, dê atenção àquelas que ajudam no cumprimento das 5 Metas do Todos Pela Educação.



Informe a população sobre seus direitos e deveres

Busque conscientizá-la de que a Educação de qualidade para todos é uma conquista diária, que envolve os direitos e deveres de cada um de nós. Por exemplo: se, por um lado, é obrigatório que as escolas ofereçam pelo menos 200 dias letivos por ano, os pais têm a obrigação de matricular e incentivar a freqüência de seus filhos à escola.



Apóie projetos educacionais

Desenvolva ou apóie projetos que ajudem o país, sua cidade ou comunidade a alcançar as 5 Metas de permanência, conclusão e sucesso propostas pelo Todos Pela Educação. Caso sua empresa já invista em projetos sociais, verifique se eles geram impacto na qualidade da Educação. Note que os projetos promovidos ou apoiados por sua empresa não devem desviar os alunos da escola e da aprendizagem.
Os projetos da empresa devem se alinhar com a escola do público atendido, por isso atente para:
1. Empenhar-se de todas as formas para seu trabalho ter um impacto positivo sobre o ano escolar de cada criança e jovem atendido
2. Interagir de forma solidária com a escola, buscando participar construtivamente de seu cotidiano
3. Conhecer pessoalmente os professores das crianças e jovens atendidos, mantendo com eles uma relação de apreço, solidariedade e carinho
4. Desenvolver atividades que contribuam para que as crianças e jovens atendidos dominem a leitura e a escrita, saibam calcular e resolver problemas; tenham condição de compreender e atuar em seu entorno social; tenham habilidade para analisar fatos e situações e tenham capacidade de acessar informações e de trabalhar em grupo
5. Oferecer reforço escolar de forma articulada com a direção da escola ou da Secretaria de Educação, como um apoio na busca do sucesso escolar
6. Incentivar as crianças e jovens para que tenham como objetivos principais, nessa fase da vida, o aprendizado e o sucesso na escola
7. Trabalhar com as famílias, para que os pais desenvolvam atitudes voltadas para o sucesso escolar de seus filhos
8. Contribuir para o acompanhamento sistemático da freqüência e do desempenho das crianças e jovens na escola
9. Trabalhar com a família e a escola para garantir o regresso daquelas crianças que estejam deixando de freqüentar a escola
10. Sensibilizar, conscientizar, motivar e incentivar outras lideranças comunitárias



Divulgue o cumprimento das promessas políticas

Os veículos de comunicação desempenham um papel fundamental no acompanhamento da política brasileira, não apenas durante as eleições como depois da posse, cobrando o cumprimento das promessas feitas. Inclua a Educação em sua pauta, verificando a implementação de agendas educacionais propostas pelos políticos.



Acompanhe a aplicação dos recursos na Educação

Para que a Educação dê o salto de qualidade de que o Brasil precisa, é necessário que os recursos nela investidos sejam ampliados para, no mínimo, 5% do PIB. Seu veículo de comunicação pode reivindicar essa ampliação, e cobrar a aplicação eficiente e ética dos recursos destinados à Educação.
Para saber como os recursos da Educação são investidos, clique aqui e consulte o Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Educação (Siope). Caso os dados de seu município ou estado não constem no Siope, entre em contato com os gestores educacionais responsáveis e cobre que eles tornem públicos esses dados.

Acompanhe e cobre políticas públicas que tenham impacto positivo na Educação
O veículo de comunicação pode apoiar políticas públicas que busquem melhorar a qualidade da Educação, bem como a inclusão e efetiva implementação dos aspectos educacionais de projetos sociais, como o Bolsa-Família.
Por outro lado, iniciativas que possam impactar negativamente a qualidade da Educação devem ser repudiadas pelo veículo, que também deve se manifestar contra a descontinuidade das políticas públicas que estão dando certo. A Educação, por depender de processos de longo prazo, pode ser muito prejudicada pela interrupção constante de políticas e projetos.




Acompanhe e cobre boas políticas públicas

O veículo de comunicação pode apoiar políticas públicas que busquem melhorar a qualidade da Educação, bem como a inclusão e efetiva implementação dos aspectos educacionais de projetos sociais, como o Bolsa-Família.
Por outro lado, iniciativas que possam impactar negativamente a qualidade da Educação devem ser repudiadas pelo veículo, que também deve se manifestar contra a descontinuidade das políticas públicas que estão dando certo. A Educação, por depender de processos de longo prazo, pode ser muito prejudicada pela interrupção constante de políticas e projetos.


RETIRADO DO SITE www.todospelaeducacao.org.br

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