sábado, 4 de agosto de 2012

É PURA VERDADE....


studo diz que canções de sucesso atuais são mais 'chatas'

Atualizado em  3 de agosto, 2012 - 07:04 (Brasília) 10:04 GMT
Foto: BBC
Pesquisadores afirmam ter evidências numéricas de que música está mais homogênea hoje
Um estudo publicado pela revista científica Nature concluiu que a música popular ocidental atual tem volume mais alto e ficou mais homogeneizada em comparação com o que era em décadas passadas.
A pesquisa, realizada pelo Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha, levou em consideração 464.411 músicas armazenadas em uma base de dados da Universidade de Columbia, que foram gravadas entre 1955 e 2010.
Os pesquisadores examinaram fatores como o tempo, as notas utilizadas e o volume das faixas. Os resultados não foram lisonjeiros para os músicos modernos.
O grupo espanhol diz que os "hits da estação" de hoje em dia repetem basicamente a mesma estrutura dos sucessos mais antigos, com algumas manipulações básicas.
Além disso, segundo o estudo, as canções modernas apresentam menor diversidade de timbres, melodias mais simples e volume mais alto.

Mais do mesmo

"Em média, uma canção atual utiliza as mesmas notas e acordes que uma dos anos 60, apesar de as transições entre acordes serem um pouco mais simples", explicou à BBC o professor Álvaro del Corral, um dos autores do estudo.
Segundo Del Corral, "os timbres atuais são mais reduzidos, ainda que diferentes", o que quer dizer que o leque de instrumentos utilizados é muito menor que no passado.
A quantidade de instrumentos que dependem dos processos de digitalização hoje em dia teria uma parcela de responsabilidade no que os pesquisadores consideram uma perda de variedade musical.
Por causa da manipulação tecnológica, o piano, por exemplo, teria perdido um pouco de sua "pianidade", a sonoridade específica que o torna mais reconhecível dentro da música.
O estudo diz que, além de oferecer menos riqueza em relação ao passado, as melodias das músicas que tocam hoje na rádio também se parecem mais entre si do que no passado.
Foto: BBC
Canções atuais também estariam mais altas, mesmo com equipamentos de baixa qualidade
"Conseguimos indicadores numéricos de que a diversidade de transições entre combinações de notas diminuiu consistentemente durante os últimos 50 anos", disse Joan Serra, outro dos investigadores, à imprensa.

Um pouco mais alto

No entanto, as músicas contemporâneas parecem ter uma característica mais elevada em relação às anteriores: o volume.
Literalmente, as canções de hoje soam mais alto, independentemente da qualidade dos equipamentos de reprodução.
De acordo com os pesquisadores espanhóis, há uma decisão consciente por parte dos engenheiros de som de elevar os níveis para capturar a atenção de uma audiência mais ampla.
Para Álvaro del Corral, a explicação para as diferenças é o fato de que "a música popular é mais uma indústria ou um negócio do que uma arte".
"Se a tendência atual continuar, podemos extrapolar e dizer que a música comercial ficará ainda mais simples", prevê Corral.
FONTE; SITE DA BBC BRASIL

Nenhum comentário: