segunda-feira, 13 de julho de 2009

PARA LER E COMENTAR

Segunda-feira, 13 de abril de 2009

Profissional da voz. Eles já existiram

Publicidade

Sempre que reservo dez minutos do meu dia para recarregar meu carro, algo me acontece..

Ontem pela manhã, mal tinha começado e meu filho apareceu.
"Pai, sabe o Seu João ?" ele disse enquanto mexia nos tubos de energia solar.
"Quem?" mesmo que não estivesse concentrado na minha atividade-o que não era o caso-, não me lembrava de ninguém com esse nome.
"O Seu João, que cuida dos sensores eletrônicos da escola." parecia levemente irritado.
Talvez fosse aquele senhor simpático e falante que de vez enquando vinha conversar comigo.
"Sei sim, nos falamos essa semana quando você chegou na escola, não é ?"
"Ele mesmo. Ontem eu ouvi ele dizendo que já foi profissional da voz" sua expressão era de total desconhecimento.
Acionei o botão de carregamento automático, sentei por alguns segundos e parei para ouvi-lo.
"Todo mundo achou engraçado.. O que pode ser profissional da voz?"
"Filho, houve um tempo em que certas pessoas eram contratadas para falar bonito."
Quando ouviu ele gargalhou, depois percebeu que eu me incomodei e engoliu o riso.
"Não é engraçado".fiz uma pausa e continuei:" Já faz algum tempo, mas era um trabalho muito legal."
"O que era exatamente um profissional da voz?"
"Era alguém que era pago para ler textos, apresentar eventos, gravar comerciais..."
"Comer...o que ?" ele me interrompe.
"Comerciais. Era uma maneira de vender produtos de empresas, mas isso foi antes mesmo dos leitores de mente. Chegou um tempo em que perceberam que estavam insistindo na fórmula errada e escolheram outros caminhos. Mas falávamos do profissional da voz.."
"..Isso. Não consigo entender como alguém era pago para ter voz bonita."
"Como eu ia dizendo, isso já faz muito tempo. No tempo em que tudo era pura imaginação. Que uma voz do outro lado representava um estímulo para sonhar, criar mundos.." Me percebo saudosista e levanto do banco para checar os níveis de carregamento.
"Poxa pai, era tudo tão diferente....O que houve depois?"
"Depois a imaginação começou a ser trabalhada a partir de outras ferramentas, as pessoas descobriram outros meios de comunicação e o profissional da voz foi perdendo terreno."
"Perderam os empregos?" agora ele prestava atenção na história.
"Mais ou menos. Primeiro eles aceitaram ganhar menos. Com o que ganhavam, os bons foram embora e a qualidade passou a ser duvidosa. Sem qualidade os profissionais foram ainda mais desvalorizados e isso criou um circulo vicioso."
"Que triste. Será que foi por isso que o Seu João foi parar lá na escola?"
"Talvez. Mas o fato é que pouco a pouco os profissionais da voz foram substituidos por gente com outras qualificações como atores e jornalistas."
"E isso é ruim?"
"Não necessáriamente. Esse movimento fez com que os que ficaram buscassem meios para competir com os que chegavam e isso os deixou mais versáteis."
"E depois?"
"Mais versáteis, buscaram outros caminhos, encontraram mídias próprias e abriram seu mercado de trabalho."
"E o seu João?"
"Sobre ele não sei,mas talvez tenha sido um dos que não se mexeu. Essa é uma parte importante: Alguns dos que já eram pagos para ter uma voz bonita não aceitaram as mudanças e ao invés de se adequarem, se magoaram."
"E onde eles estão agora ?"
"Cuidando de escola, trabalhando em lanchonete... as vezes encontro um deles por aí."
Ele não disse mais nada. Ficou pensativo, talvez pensando no Seu João, na história que eu disse, ou talvez com os pensamentos em outro lugar.
Hoje em dia as crianças são assim.
Um dia estão aqui, em pouco tempo em lugares totalmente diferente ; são os novos tempos.
Quanto a mim, voltei para o meu trabalho. Enquanto o carro carregava, pensei nos velhos tempos. Deixei a memória viajar lá atrás, para 2009 quando eu era um dos profissionais da voz.
Faz tanto tempo, fiz outros caminhos, o mundo mudou e a profissão também.
Apesar disso, guardo na memória cada som. Quando fechos os olhos, lembro dos caminhos e dificuldades, dos colegas e dos ouvintes.
Bons tempos aqueles em que ainda existiam os profissionais da voz.
Hoje não procuro falar nisso, é assunto passado, as pessoas nem entendem do que se trata.
Prefiro guardar para mim. Ainda sinto tenho as sensações.. De vez enquando volto no tempo e ,ao som de alguma música antiga, revivo os momentos que só entende quem pode estar lá.
Quem já sabe do que falo, nunca vai esquecer.
Boas vindas Lui !
O site ganha. O mercado também.
Lui é um grande profissional e tem muito a dizer.
Sábios os que atentarem para sua coluna.
Fico feliz por estar dividindo espaço com esse grande cara.

Por Flavio Siqueira - 13/abril/2009
E-mail flaviosiqueira@rocketmail.com

Flavio Siqueira, 34 anos, com passagem pelas principais emissoras da Capital de São Paulo. Atualmente mora em Porto Alegre e coordena a Jovem Pan 2 FM 97.5. Confira o blog do radialista (http://www.flaviosiqueira.wordpress.com) e os podcasts (www.flaviosiqueira.podomatic.com)

Nenhum comentário: