sábado, 9 de maio de 2009

UM PROGRAMA QUE VALE À PENA

Programa Brasileirinho
O Programa “Brasileirinho” foi idealizado na programação da Rádio Universitária FM de Fortaleza 107,9 Mhz na metade da década de 80 com a intenção de divulgar mais aquele que é “considerado o primeiro gênero urbano da música nacional, o choro vem atravessando os anos com seu ritmo alegre e espontâneo, resistindo ao tempo e aos modismos, atestando a sua qualidade. O panorama cultural do Rio de Janeiro, no século XIX, propiciou o surgimento de uma música autêntica, estabelecendo sua estreita relação com o desenvolvimento da vida urbana ”. *
Inicialmente planejado, pelo então diretor da emissora o professor Raimundo Nonato Lima e o produtor Nelson Augusto Nogueira Lopes, para divulgar o acervo já registrado em disco e com duração de 60 minutos, a aceitação do Brasileirinho pelo público foi imediata e causou muito interesse também aos músicos de Fortaleza que se identificam com o choro. Foi então que um deles, o bandolinista Jorge Cardoso, o qual além de ouvinte também colaborava doando discos para o programa, sugeriu a abertura do programa para apresentações “ao vivo” de artistas.
De imediato a idéia foi aprovada pelo apresentador Nelson Augusto que passou a trabalhar com Jorge Cardoso (bandolim), Guerreiro (violão) e Afrodísio Pamplona (pandeiro). O sucesso da aceitação da nova forma de fazer o Brasileirinho foi o estímulo para o programa ganhar mais uma hora de duração e se tornar definitivo como é hoje e apresentado sempre de 13 às 15 horas.
Por causa da transferência de Jorge Cardoso, que também trabalha como arquiteto, para a cidade de São Luiz na época, o violonista Guerreiro e Afrodísio Pamplona arregimentaram outros músicos e a formação passou a contar além deles, com Ribamar (violão 7 cordas) Fábio(cavaquinho). Depois vieram com Saraiva (bandolim), Afonso Farias (violão 7 cordas), Luiz José (cavaquinho) e Fernando (pandeiro). Depois veio José Renato (violão 7 cordas), substituindo Afonso Farias na atual formação.
Com a formação do grupo, foi feita uma pesquisa com os ouvintes ao longo de alguns programas para a escolha do nome do regional. Depois da avaliação de inúmeras sugestões, democraticamente foi acatado o título “Cordas Que Falam”. A denominação foi uma criação da ouvinte Dona Nenen, a qual se tornou uma espécie de madrinha do regional, sempre acompanhando as apresentações no estúdio, como fazem também outras pessoas todos os domingos.
Além do regional Cordas que Falam, o programa Brasileirinho também recebe a visita de outros músicos, os quais abrilhantam as tardes domingueiras da Rádio Universitária. Podemos citar entre outras participações, as de Zé Calixto e seu irmão Luizinho Calixto (dois grandes expoentes da sanfona de 8 baixos), Gabriela (flautista do grupo Choronas), Macaúba e Mário ( respectivamente bandolinista e flautista do Esperando a Feijoada), Jonas (bandolinista do grupo Choromingando) e Jorge Cardoso (bandolinista cearense radicado em Brasília e professor da Escola de Choro Rafael Rabello, a única especializada no gênero no Brasil, o qual foi um dos idealizadores do formato atual do Brasileirinho).
Além das atrações musicais, o Brasileirinho também tem sempre informações precisas sobre o choro através do arregimentador do Cordas que Falam e estudioso de bandolim e cavaquinho, além de colecionador e aluno do Conservatório Alberto Nepomuceno Elismar Pontes, o qual viveu no Rio de Janeiro entre as décadas de 50 e 80 e conheceu pessoalmente, e frequentou rodas de choro, de baluartes do nível de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Luperce Miranda, Waldir Azevedo, Rafael Rabello, Época de Ouro e o Regional do Canhoto. Também, via telefone, já foram feitas entrevistas com estrelas do quilate de Déo Rian, Luciana Rabello, Valmar e Cesar de Holanda, este último do Grupo 2 de Ouro de Brasília, onde existe o Clube do Choro mais atuante do Brasil. O programa, devido a grande demanda de ligações também conta com uma colaboradora telefônica, a sempre bem humorada Ronilta Conde, a qual atende os ouvintes sempre com sua simpatia característica.
* Esses Meninos e Um Pouco do Choro – CR2 Comunicação e Marketing – Publicação que acompanha o CD Ele e Eu, de Zé da Velha e Silvério Pontes.

Nenhum comentário: