quarta-feira, 18 de março de 2009

ACONSELHAMOS ESTE FILME








FILME - UMA ONDA NO AR - RÁDIO FAVELA



Este filme é interessante e mostra a importância dada ao rádio em locais onde os poderes públicos se afastaram do povo. Mostra também a essência do que era a Rádio Comunitária hoje desvirtuada de sua função por alguns grupos políticos e religiosos. Vale a pena assistir e compreender o sentido da história



Jorge, Brau, Roque e Zequiel são quatro jovens amigos que vivem em uma favela de Belo Horizonte e sonham em criar uma rádio que seja a voz do local onde vivem. Eles conseguem transformar seu sonho em realidade ao criar a Rádio Favela, que logo conquista os moradores locais por dar voz aos excluídos, mesmo operando na ilegalidade. O sucesso da rádio comunitária repercute fora da favela, trazendo também inimigos para o grupo, que acaba enfrentando a repressão policial para a extinção da rádio.
Premiações- Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil, na categoria de Melhor Direção de Arte.
- Ganhou 2 Kikitos de Ouro, no Festival de Gramado, nas seguintes categorias: Prêmio Especial do Júri e Melhor Ator (Alexandre Moreno).
Curiosidades- Inicialmente o título original do filme seria Uma Rádio na Favela.
- O custo de produção de Uma Onda no Ar foi de R$ 1,7 milhão.
- Parte da arrecadação conseguida com Uma Onda no Ar será destinada à Rádio Favela FM, de Belo Horizonte.
- O processo de seleção dos atores de Uma Onda no Ar ocorreu em junho de 2000, quando foram convocados pela mídia jovens negros para testes. Foram inscritos mais de 3000 candidatos em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
- Para se preparar para seu papel em Uma Onda no Ar, o ator Adolfo Moura visitou oficinas de eletrônica para aprender a soldar e manusear ferramentas e peças.
- Uma Onda no Ar foi totalmente rodado em Belo Horizonte, com locações no morro e na cidade. Somente as cenas na cadeia e no interior dos barracos foram rodadas em estúdio.
nota: informações retiradas do site www.adorocinema.com.br

Nenhum comentário: