segunda-feira, 2 de julho de 2012

Veja este texto sobre rádio web.

PUBLICADO NO SITE www.carosouvintes.org.br


Radio Web, a metamorfose da comunicação

2/07/12
Gaspar de Souza
Sou diretor executivo da Rádio Mundial Web, emissora com transmissão exclusiva pela internet e costumo pesquisar sobre essa modalidade empresarial de comunicação. Encontrei no site Caros Ouvintes o artigo O rádio online tem futuro?, do publicitário e editor do site, Emílio Cerri e resolvi manifestar minha opinião. Pois bem. Sabemos que pra colocar qualquer empresa no ar é preciso entendermos que existem custo e despesas operacionais e que não dá pra colocar uma web radio no ar com uma grade invejável, sem ter retorno. Como estou a frente da Rádio Mundial Web desde o seu início há sete anos, acompanhei muitas web rádios que abriram com toda vontade e com programação que realmente era muito profissional, mas assim como acompanhei elas abrirem, também acompanhei elas mudarem de uma programação muito boa, para uma programação que só passava música e foram encolhendo até fecharem a web radio.
As emissoras que acompanhei não tinham comercial, o que pode ser excelente para o ouvinte, mas para a rádio isso não é nada bom, pois quem paga as contas da web radio são os anunciantes. E sendo assim é preciso entender que fazer as web rádios diferentes das rádios convencionais não é e nem será nada fácil. É preciso também compreender que pra uma Web Radio ser boa ela precisa de investimentos e ninguém vai investir em uma Web Radio com despesas de locutores, equipamentos, energia e outros encargos só pra fazer graça.
Tomo a liberdade de falar um pouquinho sobre o que fiz pra que a Rádio Mundial Web me desse retorno assim como me da até hoje – que não é muita coisa obviamente, porque uma Web Radio não dá o mesmo retorno que uma rádio convencional; pelo menos ainda não dá.
Eu comecei com a Rádio Mundial com a logomarca e um player. Essa era a intenção no início, manter assim. Então mandei fazer vários cartazes e espalhei pregando por toda parte da cidade com os dizeres: Ouça a nova Rádio de Vazante (Vazante é nome da minha cidade). E fechava com a logo marca e o contato no cartaz.
A rádio ganhou ouvintes que até hoje seguem ouvindo a Mundial. Porém,  como não tinha intenção de colocar anunciantes, fiquei surpreso quando uma autoescola me ligou e pediu pra anunciar e me perguntou quanto custaria. Aí em percebi que poderia ganhar dinheiro e hoje ganho, volto a dizer que não é muito, mas passa de dois salários mínimos mensais.
Então comecei a fazer cobertura de festas colocando as fotos no site e passei a oferecer para promoters de eventos que eu divulgaria gratuitamente a festa deles na Mundial em troca deles divulgarem a Mundial nos cartazes das festas e o DJ teria que anunciar que as fotos estariam no site. Isso impulsionou a audiência atingindo acessos diários que já mais imaginara chegar.
Com a experiência outras promoções foram acrescentadas o que me motiva para buscar mais anunciantes.
Os anunciantes ainda são poucos, mas felizmente a maioria é fiel e está conosco na rádio há mais de quatro anos. É preciso acima de tudo não esperar que o anunciante vá te procurar. Em sete anos de Web Radio Mundial um só me procurou. A lei é ir atrás. Portanto,  não fique parado, só tocando música e fazendo planos; vá atrás, existem vários anunciantes que querem te ouvir. Prepare uma proposta com bons argumentos e apresente no comércio local. Hoje ofereço para as empresa um site, 15 chamadas na grade comercial da Radio Mundial Web, a logomarca da empresa vai no site da Mundial e ainda a empresa aparece no jornal impresso que a Radio Mundial Web mantém e que disponibilizamos em nossa cidade a cada dois meses.
Como você deve estar entendendo, para conquistar anunciantes é preciso oferecer mais que simplesmente um comercial. Se você observar na página da Radio Mundial Web cada banner das empresas leva para uma página da empresa anunciante.
Isso segura o anunciante por um bom tempo como cliente.
Para conhecer nosso trabalho clique aqui

Nenhum comentário: