quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

FUTEBOL OU GUERRA ?

POR QUE AS TORCIDAS BRIGAM NO  CEARÁ ?

                É intrigante e decepcionante as formas de como os chamados clássicos – rei em nosso estado são tratados pelos dirigentes, pela mídia e pelos órgãos de justiça em nosso Estado pois em qualquer destes jogos são criadas milhares de interpretações que acabam por provocar temores, pânico e desespero aos verdadeiros torcedores que não querem brigar com ninguém e apenas querem ver um jogo como espetáculo e não como momento de violência ou brigas geralmente sem sentidos. A dor maior é ver que há um desfilar de vaidades e também transferência de responsabilidades onde ninguém quer assumir a culpa em função do que fazem e nem proporcionar aos torcedores autênticos uma situação de prazer ao ver uma jogada ou emoção em ações meramente futebolística.
                A questão que mais intriga é o entendimento do real sentido das brigas dentro do futebol que todos sabem que estão relacionadas com tráfico de drogas, com insultos diários nas emissoras de rádio pro programas de torcidas e nas próprias declarações de jogadores e muitas vezes de dirigentes que não fazem do futebol um lazer festivo e sim um espetáculo de inimigos prontos a agredirem qualquer que seja o seu adversário. Todos sabem sim onde estão as raízes das brigas no futebol e bastaria um bom planejamento dos setores de segurança e da própria mentora do espetáculo ( A Federação ) para gerar uma amenização e uma possível erradicação do problema que é sério e que vai acabar destruindo um setor que poderia ser rentável do ponto de vista econômico e agradável como uma atividade de lazer.
                O certo de tudo que há uma preocupação meramente econômica e nunca de preocupação com o torcedor que é explorado dentro e fora do estado e tratado com elemento de última categoria e nunca é sequer pensado diante de todo o processo. Como podemos confiar em um Futebol onde os diretores da Federação e do Tribunal de Justiça Desportiva são declaradamente torcedores de times de futebol? A verdade é que nosso futebol é amador , a imprensa esportiva não é preparada para divulgar o espetáculos e os torcedores não se tratam como seres humanos que poderiam ter divergências , mas viverem amigavelmente. Nosso Futebol carece de profissionalismos, sinceridade , respeito ao torcedor e cumprimento das leis reais que regem o Futebol sem revanchismos ou interesses embutidos , mas com o cumprimento real de uma situação legal para este acontecer. A verdade é que para os verdadeiros torcedores fica mais difícil participar do jogo, pois quando a bandidagem toma de conta do espetáculo naturalmente os cidadãos jamais terão prazer em prestigiar um espetáculo que de belo se tornará dantesco e sem atração real.
FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA, PROFESSOR

Nenhum comentário: