terça-feira, 4 de outubro de 2011

história da Rádio FM UNIVERSITÁRIA - 30 ANOS DE BOM RÁDIO

A história da Universitária FM

Inaugurada em 15 de outubro de 1981, a Rádio Universitária FM foi um dos mais importantes projetos da gestão do reitor Paulo Elpídio de Menezes Neto. Com a intenção de levar a educação não formal e a produção cultural da Universidade à comunidade, a RUFM transformou-se, desde então, em uma emissora de prestígio e credibilidade, dentro e fora da UFC. Em mais de 25 anos de existência, a Rádio Universitária FM teve somente duas sedes: o andar superior da reitoria e atual, para onde se mudou em 1991, situada à Avenida da Universidade, 2910.

A Universitária causou forte impacto no rádio local ao fazer uma programação jornalística em FM. Eram três radiojornais diários: Almanaque, às 7h da manhã, Meio-dia de Notícias, às 11h30 e Jornal da Noite, às 22h, além do Centro de Debates, que ia ao ar às 15h30 dos domingos, e noticiários de três minutos, de hora em hora, com atividades de reportagem externa. A linha musical definiu-se e consolidou-se levando em conta a conjuntura do início da década de 80, quando as emissoras de rádio locais e também as nacionais veiculavam com muita ênfase música estrangeira e, no caso da música brasileira, restringiam-se às produções de alto potencial de consumo, engajadas nos projetos comerciais articulados entre a indústria fonográfica e a mídia comercial, especialmente rádio e TV.

A realização dessa área contou com expressiva participação de colaboradores, muitos deles professores da UFC, que contribuíram para a criação e consolidação de programas de música popular brasileira, música erudita, manifestação da música e da cultura local e regional. A maior parte desses programas ainda permanece, como é o caso de Reouvindo o Nordeste, Brasil em Todos os Tempos, MPB Especial, Cordas, Bandas e Metais, Encontro com o Jazz, Pessoal do Ceará, Fim de Tarde, Música Erudita, Sempre aos Domingos, entre outros. O segmento da divulgação cultural concretizou-se a partir da realização de programas de entrevistas e debates com produtores culturais, artistas, intelectuais, lideranças políticas e comunitárias sobre temas da arte e da cultura. Não havia para esta linha um conjunto específico de programas. Ela funcionava, como ainda hoje funciona, permeando toda a pauta diária da programação da emissora.

Assim, tanto se poderia fazer um debate a respeito, por exemplo, do projeto pólo cultural do Benfica, muito em evidencia nos anos 80, quanto se poderiam fazer séries de reportagens especiais nos programas diretamente dedicados a essa linha. A rádio também executa, desde sua fundação, campanhas educativas. Na década de 80, foram desenvolvidas diversas campanhas, que consistiam na realização de spots publicitários e repercussão ampla dos temas das campanhas nos programas jornalísticos. Hoje, a Rádio Universitária FM continua tendo o papel de apoiar e divulgar as ações de entidades sem fins lucrativos que atendam a comunidade.

retirado do site da rádio  

Nenhum comentário: