quarta-feira, 25 de maio de 2011

VEJA ESTE ARTIGO - COMO DEMOCRATIZAR A COMUNICAÇÃO

Democratização da comunicação, já!

Tamanho do texto: A A A A     
Depois do extraordinário sucesso do XXI Ciclo de Debates Nordeste Vinte e Um, realizado no último 18 de março, no auditório da Faculdade de Direito da UFC, com a presença dos jornalistas Altamiro Borges e Paulo Henrique Amorim, Fortaleza dá mais um passo na democratização da comunicação no Brasil. No próximo final de semana, dias 28 e 29, a capital cearense sediará o I Encontro de Blogueiros Progressistas do Ceará. O evento acontecerá no Cuca da Barra do Ceará. Além de Miro Borges e PHA, já confirmaram presença outros nomes de destaque nacional que defendem a democratização da comunicação no País.
Depois de duas décadas perdidas e do desmonte do Estado pelos neoliberais tucanos-pefelistas, nos últimos oito anos o Brasil avançou muito, reduzindo as desigualdades sociais e regionais, deixando de ser coadjuvante para se tornar protagonista no concerto das nações. Porém muito ainda falta ser feito para que o Brasil possa ser considerado um país democrático, e isto só acontecerá com a democratização da comunicação.
É inadmissível que tão somente dez famílias dominem toda a comunicação no País. A ditadura midiática tem sido uma das principais responsáveis pelo atraso em que vivemos. Contudo, algumas iniciativas já foram tomadas para que esse quadro se modifique, sendo a principal delas a realização da I Conferência Nacional da Comunicação (Confecom), realizada em Brasília no ano passado, convocada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que contou com a participação milhares de democratas em todos os estados brasileiros. No que pese o boicote da velha mídia conservadora, venal e golpista, tendo o GAFE (Globo, Abril, Folha e Estadão) como núcleo central, a Conferência foi um sucesso.
Por iniciativa do jornalista Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o então presidente Lula reuniu-se com blogueiros progressistas de todo o País, ocasião em que foi debatida a imperiosa radicalização da democratização da comunicação. Em vários estados da Federação já foram realizados encontros de blogueiros, sendo o último em Recife – Pernambuco, no pretérito final de semana.
Não é temeroso afirmar que o evento será um sucesso. Isto porque o interesse tem sido muito grande e o número estabelecido de participantes, 300, já foi superado. Vale ressaltar o empenho de profissionais como Daniel Bezerra, editor do Blog da Dilma no Ceará; Francisco Bezerra, editor da Revista Nordeste Vinte e Um; jornalista Luiz Carlos Antero, advogado Deodato Ramalho, dentre outros.

Messias Pontes - Jornalista
 

Nenhum comentário: