quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CURSO DE LOCUÇÃO À DISTÂNCIA???SÓ O QUE FALTAVA...


Curso de locução à distância. Seria o fim?

Setembro 28, 2009

Uma das distorções da nossa profissão, o ensino de locutores à distância parece fazer sucesso, pelo menos na web, onde várias “escolas” se propõe à ensinar a arte de comunicar no rádio. O que é muito difícil de fazer ao vivo, torna-se impossível via internet ou correios. Mas nada que intimide os mercadores de ilusões. Nesse caso, vamos à passos largos rumo à mediocrização da profissão de radialista, onde indivíduos completamente despreparados, mas com DRT, se habilitarão como “a nova geração de locutores”.

Leia e reflita:

- Um curso de radialismo sem ser presencial NÃO PREPARA de forma satisfatória nenhum locutor.

- Correção de dicção, postura, interpretação, respiração entre outros só pode ser realizado AO VIVO. Uma avaliação somente com o áudio é extremamente comprometida. É a mesma coisa que avaliar um ator somente pelo som: JAMAIS DARÁ CERTO.

- Locução não é apenas abrir a boca e falar palavras na sequência. Existem técnicas que somente são aprendidas se a correção for IMEDIATA, em uma relação aluno/professor.

- Não há o menor controle sobre a qualidade da gravação fornecida pelo aluno. A mp3 pode ser feita em um microfone caseiro, desses de 5 reais. Isso INUTILIZA qualquer avaliação séria sobre o aluno.

- Curso à distância não coloca o aluno em contato com a realidade no ar, como mesas, microfones, fones e softwares. Não o faz INTERAGIR com o ouvinte. Como esse locutor vai enfrentar uma primeira experiência REAL no estúdio pela primeira vez após um curso desses?

- Em QUAL equipamento o aluno é avaliado?

Pergunto novamente: Seria o fim ou estou sendo muito dramático? Qual a sua opinião?

BLOG DO GABRIEL PASSAJOU

Nenhum comentário: