sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

DEFENDEMOS A FIGURA DO "OMBUDSMAN DE RÁDIO" - VEJA O QUE É OMBUDSMAN

O que é Ombudsman?

A palavra ombudsman tem a tradução aproximada de "ouvidor" ou "advogado do leitor". O POVO mantém a função desde 1994

Ombudsman é uma palavra de origem sueca, com tradução aproximada de “aquele que tem uma delegação” ou “aquele que representa”. Também recebeu versões como "ouvidor" ou ainda de “advogado do leitor”, no caso da atuação em jornal. O ombudsman existe na Suécia desde o século XVIII, com a função de ouvir as queixas contra o poder público.

Nos Estados Unidos, a função de ombudsman da imprensa existe desde os anos 1960. No Brasil, o primeiro jornal a adotá-lo foi a Folha de S. Paulo, em 1989.

No O POVO, a função existe desde 1994, reforçando a política do jornal em ter uma relação transparente com o leitor, no qual também se incluem o Conselho Editorial e o Conselho Consultivo de Leitores.

O ombudsman do O POVO tem a obrigação de produzir uma crítica interna diária, escrever uma coluna semanal, publicada na edição de domingo, e atender os leitores por telefone, fax, e-mail, carta, e pessoalmente.

A nomeação é feita diretamente pelo presidente do O POVO, Demócrito Rocha Dummar, e a função é regida pelo Regimento do Cargo de Ombudsman. No exercício de suas atividades o ombudsman não pode ser demitido e mantém a estabilidade por seis meses após o término de seu mandato.
Fonte: JORNAL O POVO ON LINE

Nenhum comentário: