quarta-feira, 3 de junho de 2009

GREVE E RÁDIO


A atual situação da greve na Prefeitura de Fortaleza tem pouca cobertura das emissoras locais, com exceção da Rádio AM DO POVO , pouco se fala da greve no município. Será que é por que a Prefeitura patrocina muitos programas de rádio???

ACEITAMOS CONTRIBUIÇÕES - REVISTA MUNDO DO RÁDIO

1.Justificativa

O Mundo do Rádio é repleto de novidades , curiosidades e informações de um meio que resiste com o tempo e tem presença garantida nos lares dos locais mais longínquos de nosso país. É de grande importância que o povo conheça nosso companheiro radio , entenda seu funcionamento e tenha acesso a informações e conhecimentos acerca de tudo que se passa neste meio de comunicação.

A informação é um direito humano , precisa ser implementada de forma democrática, participativa e interativa para que haja sempre idéias plenas de um processo comunicativo verdadeiro e adequado aos desejos populares.

É urgente que se abra um debate sobre a formação histórica do rádio e se faça um questionamento de suas idéias do ponto de vista dos ouvintes, dos estudiosos, dos que o fazem e de toda a sociedade que está direta ou indiretamente envolvida.

A REVISTA MUNDO DO RÁDIO é uma alternativa para dar aos cidadãos um conhecimento de tudo que se passa no meio rádio e proporcione conhecimentos sobre a história e a importância deste meio de comunicação.

2. OBJETIVOS

GERAL – ABRIR ESPAÇOS PARA CONHECIMENTO DO RÁDIO E ENTENDIMENTO DE SUA IMPORTÂNCIA.

ESPECÍFICOS

· Criar ações que visem o conhecimento e a importância do rádio;

· Produzir equipamentos gráficos que perpetuem a história e a importância do rádio;

· Desenvolver espaços para a discussão sobre o rádio e sua importância;

· Criar oportunidades reais para a valorização do rádio e o processo de organização da sociedade em busca de uma comunicação democrática e de qualidade.

3. ESTRATÉGIAS

Ø criação de uma revista prática de reportagens, artigos e entrevistas sobre o rádio como meio de comunicação;

Ø Envolvimento da sociedade na discussão da mídia radiofônica;

Ø Distribuição do equipamento nas Faculdades e Cursos de Comunicação

Ø Promoção de seminários temáticos para estabelecimento de pautas.

4. ESTRUTURA E ORGANOGRAMA

Número de páginas: 30

Estrutura e Secções

TÓPICOS

1. PALAVRAS DE QUEM FAZ RÁDIO – Crônica de um radialista e / ou jornalista com ligações com o radio

2. A VEZ DO OUVINTE – Opiniões, críticas e idéias de ouvintes de rádio.

3. CURIOSIDADES E NOVIDADES DO MUNDO RADIOFÔNICO – Informações sobre mudanças, atualidades e inovações do meio rádio.

4. PROJETOS – Apresentação de Projetos que tenham relação direta com o uso do rádio em diferentes segmentos da sociedade.

5. ENTREVISTA – Entrevista com pessoas que tenham relação direta ou indireta com o rádio com meio de comunicação.

6. RECOMENDAMOS E APROVAMOS – Histórico e apresentação de programas de qualidade verificados pelo corpo editorial da revista.

7. ARTIGOS – Publicação de artigos cuja temática seja o rádio e a comunicação.

8. MOMENTO DA CIDADANIA – Reportagem especial sobre os direitos dos cidadãos dentro e fora do rádio.

9. BOX DA RECORDAÇÃO – Reportagem sobre grandes nomes que fizeram a história do rádio.

10. ARTE DE QUEM FAZ RÁDIO – Publicação de eventos, poesias, músicas, pinturas ou arte de quem faz rádio

Caso você tenha alguma colaboração como texto, artigo, poesia, curiosidade, outros mande para djacyrsouza@gmail.com


ÚNICO QUE TEM CORAGEM


O programa Bate - Papo Político é o único que tem tido coragem de fazer críticas ao Poder e aos políticos de nossa terra. É uma pena que o horário seja tão pequeno para tanto conteúdo e tanta crítica que é necessária para que os políticos aprendam a fazer uma coisa verdadeira. Milton Pinheiro e André Capiberibe saem do lugar comum da bajulação tão comum em programas políticos de nossa terra.