domingo, 21 de fevereiro de 2010

veja e reflita

leia este texto

CONSULTÓRIO RADIOFÔNICO

21/2/2010
GERALDO DUARTE*

Estações de rádio, nos anos sessenta, mantinham programas diários de orientação sentimental. Dedicados ao público feminino, por vezes, atendiam ao masculino sensível. Horóscopos, psicografias, mapas astrológicos e respostas às consultas dos ouvintes iam ao ar. Estas últimas, comentadas com um pseudônimo da consulente. O responsável e apresentador identificava-se para o público com nome exótico e uma titulação importante. Professor Kardo Ali não sei quê, astrólogo Muzzafah de tal, dentre outros. As leituras e respostas das cartas com solicitações de aconselhamentos amorosos tomavam metade do horário. "Pergunta de Flor do Jardim América: casarei ainda este ano?" e, para tristeza da remetente, o prognóstico: "Não, Flor! Pela data de seu nascimento e da conjunção astral, não há indicação de matrimônio para você nos futuros cinco anos. Procure-me, para consulta particular, em meu escritório, quando a orientarei e reverterei os obstáculos de sua vida." Era fornecido endereço do catedrático das ciências ocultas. Audiência espetacular. Pessoas buscadoras do impossível formavam extensa fila no local indicado.

Um desses malabaristas cósmicos ficou conhecidíssimo em Fortaleza. Fotografia sua ilustrou a página policial do então "matutino mais querido da cidade". Naquela manhã, após apresentação em conhecida rádio da Praça José de Alencar, com voz impostada e contrista, anunciou: "Orvalho da Madrugada! Estudei minuciosamente sua longa missiva e não possuo notícia alvissareira para você. Sua desconfiança de que seu marido lhe trai é verdadeira. Não posso garantir ser com a pessoa que você citou, mesmo porque, ele é um verdadeiro Don Juan. Um galanteador de todas e de os momentos. Por seus filhos, seja paciente e conforme-se, pois você, desde que o conheceu, bem sabia de sua fama de mulherengo. Meu conselho: finja desconhecer, ore ao divino e salve seu casamento".

Dia seguinte, o marido pulador de cercas aguardou a saída do "professor ocultista" e, em frente à rádio, esbofeteou-o. Quebrou-lhe o nariz. E ambos, levados por uma camioneta da Rádio Patrulha, foram parar na presença do delegado Wanderley Girão.

Advogado, dicionarista
Publicado no Jornal Diário do Nordeste

RÁDIO E EDUCAÇÃO

PROGRAMAÇÃO VOLTA AO NORMAL

ATENÇÃO!

 AS RÁDIOS OPOVO, REDE CLUBE, GLOBO QUE ESTÃO AFILIADAS ÀS REDES DO SUL MARAVILHA TERÃO SUAS PROGRAMAÇÕES ALTERADAS DEVIDO AO FIM DO HORÁRIO DE VERÃO. NOSSA SUBMISSÃO CONTINUA...