quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

VEJA O RANKING DA BAIXARIA NA TV, POR QUE NÃO FAZEM A DO RÁDIO?

BAIXARIA NA TV
Campanha divulga novo ranking
Por Agência Câmara em 11/1/2011
Reproduzido da Agência Câmara, 6/1/2011; título original "Campanha divulga novo ranking da baixaria na televisão"
A coordenação da campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" divulgou o 18º ranking da baixaria na TV, que teve o programa Pânico na TV, da Rede TV!, no topo da lista dos mais denunciados pelo público. Do último ranking, divulgado em maio de 2010, até agora, foram recebidas 892 denúncias de telespectadores, por meio do site www.eticanatv.org.br e do Disque Câmara (0800 619 619). A campanha tem o apoio da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.
Apelo sexual, incitação à violência, apologia ao crime, desrespeito aos valores éticos da família e preconceito são as principais reclamações que nortearam a elaboração do novo ranking.
Dentre os cinco programas mais denunciados, dois são reincidentes: o Pânico na TV e o Se liga Bocão, da TV Itapoan, afiliada da Rede Record. Outros três listados são: Brasil Urgente, da TV Bandeirantes; A Fazenda, da Rede Record; e Chumbo Grosso, um programa regional de gênero policial exibido pela TV Goiânia, afiliada à Rede Bandeirantes.
Liberdade religiosa A Constituição (art. 127) define o Ministério Público como uma instituição permanente, essencial ao funcionamento da Justiça, com a competência de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. O Ministério Público não faz parte de nenhum dos três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. O MP possui autonomia na estrutura do Estado, não pode ser extinto ou ter as atribuições repassadas a outra instituição. Os membros do Ministério Público Federal são procuradores da República. Os do Ministério Público dos estados e do Distrito Federal são promotores e procuradores de Justiça. Os procuradores e promotores têm a independência funcional assegurada pela Constituição. Assim, estão subordinados a um chefe apenas em termos administrativos, mas cada membro é livre para atuar segundo sua consciência e suas convicções, baseado na lei. Os procuradores e promotores podem tanto defender os cidadãos contra eventuais abusos e omissões do poder público quanto defender o patrimônio público contra ataques de particulares de má-fé.
O Ministério Público brasileiro é formado pelo Ministério Público da União (MPU) e pelos ministérios públicos estaduais. O MPU, por sua vez, é composto pelo Ministério Público Federal, pelo Ministério Público do Trabalho, pelo Ministério Público Militar e pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo instaurou uma ação civil pública que tem o objetivo de punir danos morais e patrimoniais causados ao meio ambiente; ao consumidor; à ordem urbanística; a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico; a qualquer outro interesse difuso ou coletivo; e por infração da ordem econômica. Podem propor a ação civil pública: Ministério Público, União, estados, municípios, autarquias, empresas públicas, fundações, sociedades de economia mista e associações constituídas pelo menos um ano antes e que atuem naquelas áreas, pedindo que o programa Brasil Urgente se retrate de declarações contra os ateus. Segundo o MPF, no dia 27 de julho o apresentador José Luiz Datena e o repórter Márcio Campos, durante reportagem sobre um crime, fizeram comentários preconceituosos sobre essas pessoas.
A campanha recebeu 68 denúncias de cidadãos que se sentiram agredidos pelo apresentador, José Luiz Datena, neste episódio.
Liberdade e responsabilidade Segundo a coordenação da campanha, as denúncias recebidas são frutos do engajamento ativo de uma parcela dos telespectadores no monitoramento dos conteúdos da televisão. Todas as denúncias fundamentadas são encaminhadas ao Ministério Público e ao Ministério da Justiça, para providências.
A presidente em exercício da Comissão de Direitos Humanos, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), ressaltou que não defende qualquer tipo de censura e repudia todas as manifestações de intolerância, preconceito e ridicularização das pessoas.
Segundo ela, os profissionais de comunicação precisam ter a consciência de que "junto à liberdade vem a responsabilidade", e "nenhum veículo ou programa pode usar do enorme poder dos meios de comunicação contra pessoas e grupos, principalmente aqueles mais vulneráveis que são frequentemente expostos ao ridículo em alguns programas de TV".
*** 18º ranking da baixaria
1 – Pânico na TV (Rede TV!) – 113 denúncias fundamentadas de exposição de pessoas ao ridículo, humor grotesco, excesso de nudez e palavras de baixo calão.
2 – Brasil Urgente (TV Bandeirantes) – 68 denúncias de declarações preconceituosas contra ateus.
3 – Se Liga Bocão (TV Itapoã, afiliada da Record) – 18 denúncias de incitação à violência, desrespeito à pessoa humana e sensacionalismo.
4 – A Fazenda (Rede Record) – 13 denúncias de apelo sexual, palavras de baixo calão e excesso de nudez.
5 – Chumbo Grosso (TV Goiânia, afiliada da Band) – 5 denúncias de desrespeito à pessoa humana, incitação à violência e sensacionalismo.
Fonte: Comissão de Direitos Humanos e Minorias

BOM TRABALHO

Vale a pena curtir o trabalho do repórter Luciano Filho pertencente à Rádio Cidade. Tem grande carisma perante aos ouvintes e informa bem e sem brincadeiras de mal gosto. Um trabalho que merece respeito e consideração. 
Parabéns ao radialista pelo grande trabalho. 
Esperamos o reconhecimento por parte da rádio ao qual ele pertence e tão bem realiza seu trabalho.

ASSIM, NÃO DÁ....

ALGUNS PROGRAMAS DE RÁDIO DA CAPITAL TEIMAM EM BLOQUEAR TELEFONE PARA PARTICIPAÇÃO DO OUVINTE. VOU CITAR ALGUNS:
  1.   Programa Espaço Aberto, Cidade AM
  2.   Programa Vida, Saúde e Política, Cidade AM
  3.   Programa a vida do alvinegro , Cidade
  4.   Programa Márcio Lopes, Cidade AM    
  • Esta prática consiste em tirar o telefone do gancho ou usar a híbrida para o telefone parecer ocupado. 
  • Ás vezes os ouvintes tem um comentário importante em relação ao que o locutor está falando e fica impedido.
  • ISSO É DESRESPEITO, OU NÃO É?
DIANTE DISSO UMA CONCLUSÃO: COMO A RÁDIO CIDADE GOSTA DE OUVINTE. ALIÁS NESTA RÁDIO TODOS OS OUVINTES SÃO CHAMADOS ABERTAMENTE DE MALAS. 
CASA SEM DONO É ASSIM MESMO...

começou o besteirol....

BIG BROTHER BRASIL
Globo apela para nudez e homossexualidade
Por Hans Misfeldt em 11/1/2011
Antes de tudo, que fique claro: viva a democracia, o direito de todos de ir e vir previsto na Constituição e o respeito à liberdade de escolha e opinião. Por outro lado, que fique claro também o desserviço que a Rede Globo presta ao país no início de todo ano com seu Big Brother Brasil. É uma diversidade e pluralidade de dar inveja a qualquer programa de variedades ou reality show que quer reunir os mais diversos estilos de vida. Mas essa 11ª edição do Big Brother Brasil bate todos os recordes. Para muitos, um desfile de corpos exuberantes, mulheres "gostosas" e homens "sarados".
Primeiro que a TV Globo deveria ser processada não pelo alto teor de baixaria que se tornou o BBB, mas sim, pelo fato que o programa passa a impressão de propaganda enganosa, já que aparentemente pré-seleciona os participantes. Logo, de nada valem as fichas cadastrais dos milhares de brasileiros que se inscrevem rezando por uma vaga no reality show. Pobre coitado aquele que perde tempo para se inscrever, produzir vídeo e foto e inocentemente envia sua inscrição para o programa.
Emissora envergonha o paísÉ estranho e pairam algumas dúvidas no ar: por que a Globo selecionaria pessoas que já posaram nuas, que já participaram de programas e concursos da emissora ou que já foi bailarina de cantor famoso? Será que a Rede Globo precisa apelar dessa maneira e fazer essas escolhas sensuais para lutar por audiência? Será que uma emissora do porte da Rede Globo, entre as cinco maiores redes de televisão do mundo, precisa baixar o nível como o Big Brother? Ao exibir essas pessoas de maneira irreverente, sem respeitar o telespectador que busca um programa de qualidade, a Rede Globo presta um desserviço à sociedade brasileira que, infelizmente, em sua maioria, acompanha e dá audiência a esse tipo inescrupuloso de programa.
Com tantos recursos que a emissora tem, a Rede Globo deixa a desejar. Uma empresa que construiu, ao longo de quase 50 anos, uma imagem com credibilidade e profissionalismo, e que hoje envergonha o país com um programa que, de "grande irmão" da sociedade, não tem nada.
Comentários (0)
Comentar
Compartilhe
[imprimir] [enviar por email ] [link permanente]

reflita sobre este texto

O meio rádio está perdendo seu espaço pela falta de bom senso e capacidade de seus proprietários, “laranjas” ou subordinados. Passei uns dias entre Natal e Ano Novo em Curitiba e confesso que fiquei assustado com o que ouvi. Esses programas terceirizados e comandados por donos de empresas ficam tocando música e colocando o telefone para a participação do ouvinte. Aí meus amigos rola a maior baixaria que se possa imaginar. A sorte desses “pseudos” comunicadores é que não existe mais o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) que foi um projeto do governo brasileiro em 15 de Dezembro de 1967 pela Lei n° 5.379.
O Mobral propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando “conduzir a pessoa a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida”. A falta de identidade do rádio brasileiro não está só em Curitiba. Está em todo o país. Programação direcionada ao público alvo, programação que venha ao encontro dos interesses de uma comunidade ainda existem nas rádios das grandes capitais e umas poucas no interior. É claro que existe público para todos os gostos. Há os que gostam dos programas esportivos, jornalísticos, musicais ou dos sertanejos. Quando esse tipo de programação fazia parte efetiva das rádios brasileiras, existia qualidade. Quem não acordava ouvindo Zé Bétio na Rádio Record, Pulo do Gato na Bandeirantes, Equipe Sete e Trinta (Jornal da Manhã) da Jovem Pan, Primeira Hora na Bandeirantes. Quem não ouvia o Repórter Esso, o Globo no Ar, Correspondente Banrisul ou Ipiranga da Guaíba, Varig é a Dona da Noite, Show de Rádio, Atualidades Esportivas da Band-SP, Jornal de Esportes da JP, Bola em Jogo da Tupi. Alguns desses programas continuam e merecem o reconhecimento por serem excelentes. Agora ouvir determinados comunicadores quatro ou mais horas no ar sem conteúdo não dá para agüentar. Gente, vamos colocar produtores para que os comunicadores voltem a merecer o prestígio que o rádio sempre teve. Vamos acabar com as terceirizações. Uma rádio que é rádio precisa ter Superintendente, Diretor de Programação, Diretor de Jornalismo, Diretor de Esporte, Diretor Comercial, Comunicadores, Locutores comerciais, Comentaristas, Narradores, Repórteres, operadores técnicos de interna e externa. Quando iniciei no rádio – Rádio Nereu Ramos de Blumenau em 1964 – ela tinha tudo isso. Todos eram registrados e tinham salário compatível com a função que exerciam. Mudou o governo, que se mude também e se dê uma identidade ao rádio. É isso aí.