sexta-feira, 29 de maio de 2009

FRASES DE MOACYR SCLIAR NO PROGRAMA DA RÁDIO O POVO CBN

Frases
“O escritor busca a verdade do ser humano”
“Pessoas felizes não escrevem”
“Quanto a pessoa está doente, muito doente, as máscares caem” [sobre sua experiência como médico]
“Às vezes meu lado médico estranha o meu lado escritor e, às vezes, meu lado escritor estranha o meu lado médico”
“Me tornei médico porque tinha medo da doença” [Ao dizer que ficava aflito quando via algum de seus pais doentes, sem poder fazer nada, por isso passou a querer entedenter de medicina]
“Não entendo o livro que faz o leitor sofrer” [por ser um texto "chato"]
“Ser escritor não é só botar o mal-estar para fora, é saber trabalhar com as palavras”
“Eu não sou litigante” [Ao explicar por que não processou, apesar da insistência dos advogados, o escritor canadense Yan Martel, que no livro A vida de Pi, usou a mesma trama de seu livro Max e os felinos.
"Álcool não é fonte de inspiração" [declarando-se abstêmio, ao ser perguntando sobre a relação literatura e álcool]
“A pessoa recorre ao álcool pelo mesmo motivo que escreve: o desamparo social, só que escrever é libertador e o álcool escraviza”

QUEM É ???

Moacyr Jaime Scliar (Porto Alegre, 23 de março de 1937) é um dos mais conhecidos escritores brasileiros da atualidade. Formado em Medicina, trabalha como médico especialista em saúde pública e é professor universitário.
Scliar publicou mais de setenta livros, entre crônicas, contos, ensaios, romances e literatura infanto-juvenil. Seu estilo leve e irônico lhe garantiu um público bastante amplo de leitores, e em 2003 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, tendo recebido antes uma grande quantidade de prêmios literários como o Jabuti (1988 e 1993), o Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) (1989) e o Casa de las Americas (1989).
Suas obras freqüentemente abordam a imigração judaica no Brasil, mas também tratam de temas como o socialismo, a medicina (área de sua formação), a vida de classe média e vários outros assuntos. O autor já teve obras suas traduzidas para doze idiomas. [Perfil biográfico da
Wikipedia]

PRÊMIO JUSTO



FM Universitária recebe Prêmio Gandhi

29-May-2009
"A Força Solidária da Paz”, reportagem do jornalista Eriberto Vieira Sales, da Rádio FM Universitária, venceu o Prêmio Gandhi de Comunicação 2009 na categoria Radiojornalismo.
Agência da Boa Notícia, organizadora do concurso, fez a entrega do Prêmio nessa quinta-feira (28). Na categoria Jornalismo Impresso, os vencedores foram Mariana Toniatti, Lucinthya Gomes e Tiago Braga, do jornal O Povo; na categoria Telejornalismo, Ana Paula Lustosa, da TV Cidade; e na categoria Publicidade e Propaganda, Fátima Abreu, da TV Assembléia. O concurso premiou também os estudantes de Publicidade Sarah de Sousa Crispim e Poliana Moraes, da Faculdade Católica do Ceará, e o estudante de Jornalismo Francisco das Chagas Leal Mota Filho, da Universidade de Fortaleza.
Além de conquistar o Prêmio na categoria Radiojornalismo, a UFC recebeu Moção de Reconhecimento, dirigida à equipe do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), do Departamento de Ciências Sociais, que em 2009 completa 15 anos de atividades, com “relevantes contribuições de estudos e pesquisas voltados para políticas geradoras de harmonia, segurança, justiça e paz na sociedade”. A outra moção foi para a equipe do programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro, “que vem introduzindo alterações positivas em sua linha editorial, abrindo mais espaço para a prática do jornalismo comunitário”.
O jornalista Eriberto Sales foi vencedor do Prêmio Gandhi de Comunicação nas duas edições já realizadas. Em 2008, ele venceu o concurso, também na categoria Radiojornalismo, com a reportagem “Ações e propostas para construção de uma cultura de paz e harmonia do ser”. A reportagem “A Força Solidária da Paz”, vencedora em 2009, abordou o papel dos meios de comunicação na divulgação de ações solidárias e o exemplo de instituições e pessoas voluntárias. “O prêmio é um reconhecimento não só ao trabalho realizado pelos profissionais de comunicação, mas às pessoas que se dedicam à causa do bem e à própria Rádio Universitária, que permite a divulgação de ações sociais e de direitos humanos dando inteira liberdade para trabalharmos as matérias com responsabilidade social”, diz Eriberto Sales, que é funcionário da emissora desde dezembro de 1993.
Fonte: Rádio FM Universitária - (fone: 85 3366 7478 / 3366 7479)

LEIA


Uma leitura que vale a pena.