domingo, 26 de agosto de 2012

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA


histórico da Associação

Associação de Ouvintes de Rádio - Histórico
A idéia da criação de uma Associação de Ouvintes nasceu a partir de uma reunião denominada de I ENCONTRO DE OUVINTES que foi realizada no Colégio Municipal Filgueiras Lima no dia 21/06/03 onde abnegados ouvintes de rádio e apaixonados por este meio de comunicação acharam que era o momento de haver uma organização dos ouvintes de rádio em prol do desenvolvimento de um programação que tenha como ponto de partida a valorização do seu usuário que muitas vezes é agredido como pornofonias, discriminação, agressão ao vernáculo e emissão de opiniões que pouco ou nada tem a ver com a realidade e seus anseios.
O grupo em questão passou a se reunir na Casa de Juvenal Galeno um ambiente de cultura e divulgação de sonhos, abrigados pelo então diretor Alberto Galeno que jamais será esquecido por seu incentivo , consideração e apoio a esta causa que é de grande valia para a comunicação do nosso Estado. O ato pioneiro da criação da Associação é uma luta que merece apoio , valorização e respeito, pois o ouvinte der rádio muitas vezes é esquecido nas decisões tomadas nas administrações do rádio que frise – se é uma concessão pública.
Durante o seu caminhar a Associação tem sido interpretada de várias formas, alguns acham desnecessária, alguns a criticam , outros zombam , outros agridem com palavras de degeneração, enfim, mas a maioria dos que acreditam na democratização do rádio e da comunicação apóiam esta idéia o que faz com que este grupo se fortaleça e empreenda ações sempre em busca do bom rádio que tem como característica o respeito , a construção da cidadania e a presente ação de interatividade e linguagem à serviço de quem quer que o rádio se fortaleça e continue firme e forte para sempre.
Um dos marcos desta luta foi a criação da data comemorativa ao ouvinte de rádio que hoje comemoramos e que foi uma propositura do então vereador Ferreira Aragão que entendeu nossa luta e será sempre lembrado como alguém que sabe da importância da organização do povo em prol de objetivos dignos e cidadãos. O dia do Ouvinte não é uma mera data , mas o reconhecimento a quem está ouvindo rádio e muitas vezes engrandece a programação com sua opinião abalizada, com seus conselhos sinceros , com sua manifestação de carinho , com sua crítica , com sua prestação de serviços e informações e seu papel sempre constante no engrandecimento do rádio.
Outra ação vitoriosa da Associação foi a criação da CARTILHA DO OUVINTE que é uma forma de educar o ouvinte falando do rádio, de sua história, de sua importância , dos anseios dos ouvintes, dos que fazem o rádio e de sugestões para o que vão participar da programação com suas opiniões. A CARTILHA DO OUVINTE não é um produto acabado e espera a contribuição da sociedade para sua ampliação e melhoria.
O ouvinte do rádio é um cidadão e por isso precisa se organizar, pois a luta por um rádio melhor é uma luta que busca uma sociedade melhor e mais justa. O ouvinte é a razão de ser do rádio, pois sem ouvinte todo locutor estaria pregando no deserto e jamais poderia fazer rádio.
Há muitas lutas à frente entre elas está a concretização de abertura de canais de diálogo com os que administram rádio e engajamento de todos na construção de um rádio melhor. Também lutamos pela construção de uma sede própria que seria o quartel – general das ações de guerreiros em busca do bom rádio. Tem – se também o objetivo de criar um programa de rádio que coloque o ouvinte para falar e opinar sobre o rádio d e hoje.
As lutas são muitas, mas fortes seremos a partir de nossa organização e disposição de luta.