sexta-feira, 28 de outubro de 2011

constatação - ligação entre rádio e internet

‘Rádio e internet nasceram um para o outro’, diz Mariza Tavares, da CBN

Diretora de jornalismo apresenta ‘Manual de Redação CBN’, em Goiânia.
Podcasts dos programas de rádio têm cerca de 100 mil downloads por dia.

Versanna Carvalho Do G1 GO
Comente agora
A tendência para os próximos é de uma atuação cada vez mais conjunta entre rádio e internet. A opinião é da diretora-executiva Nacional de Jornalismo da Rádio Central Brasileira de Notícias (CBN), Mariza Tavares, que está em Goiânia para fazer o lançamento do Manual de Redação CBN e comemorar os 20 anos da emissora. “Rádio e internet são uma espécie de primos-irmãos, nasceram um para o outro. Hoje, os nossos podcasts têm uma média de 100 mil downloads por dia”, ilustra.
Durante sua passagem pela capital goiana, Mariza fez uma palestra na Organização Jaime Câmara, na qual detalhou o conteúdo da nova publicação. Ela conta que o objetivo do livro é mostrar que, com o tempo, a Rádio CBN se converteu em uma plataforma multimídia. Além do rádio, propriamente dito, os repórteres fazem fotos e filmes. Também podem ser feitos downloads dos programas e comentários pela internet.
“O caminho da mídia é o da convergência. O mundo está cada vez mais móvel e interativo e o rádio, por natureza, sempre foi rápido. Até pelo fato de ser mais simples. O repórter de um site, por exemplo, após uma entrevista tem que escrever e publicar uma matéria. No rádio, a entrevista pode ser transmitida ao vivo pelo celular”, analisa.
Ética
A diretora-executiva comenta que há um capítulo dedicado a ética no manual. Ela destaca que, embora a interatividade e o relacionamento mais próximo com a audiência estejam em evidência, o jornalista não deve se eximir do papel de apurar as informações recebidas.
Segundo Mariza Tavares, antes do Manual de Redação CBN, da Editora Globo, o último manual de uma emissora de rádio publicado no Brasil foi o da Rádio Jovem Pan, em meados da década de 1970. O Manual de Redação CBN (Editora Globo) é organizado por Mariza Tavares e está sendo vendido a R$ 24,90, na Livraria Cultura.
FONTE: www.g1.com.br

Plinico Bortolotti fala sobre Assessores e Jornalistas