terça-feira, 24 de julho de 2012

UMA LUTA PELO RÁDIO - PUBLICADO NO JORNAL O ESTADO


Alguma coisa pelo rádio já!


 O Rádio está completando noventa anos e sempre foi caixa de ressonância dos dilemas populares e esteve sempre buscando a luta firme e forte pela democracia em nosso País nomes como Landell de Moura, Roquete Pinto, João Saldanha, Paulo Gracindo, Jacinto Figueira, Sílvio Santos despontaram sempre no meio radiofônico e deram ao povo decisão, fortaleza e discernimento além do bom entretenimento. Essa constatação faz com que precisemos urgentemente repensar os modos como o rádio vem sendo tratado nesta terra de nomes como Peixoto de Alencar, Irapuan Lima, Narcélio Limaverde, Wilson Machado, Afrânio Peixoto, Blanchard Girão e outros que tiveram sempre grande participação no mundo radiofônico com alegria, luta, decisão e povoaram de alegria os dias de nossa população.
Nosso rádio é repleto de bons profissionais que têm qualidade na voz, conhecimento no que dizem, mas que ainda se perdem em palavrões, piadas mal colocadas e, muitas vezes desrespeito aos ouvintes. Por tudo isso, é hora de fazer alguma coisa pelo rádio cearense que precisa se analisar, precisa ser discutido e debatido, precisa procurar rumos para seu engrandecimento e firmeza na opinião e na emissão radiofônica. O rádio precisa unir seus personagens em torno de seu papel como concessão pública e como instrumento de democratização da comunicação como um todo. É urgente que se faça a segmentação do público do meio rádio gerando programa para diversas faixas etárias com informações que tenham a ver com o que pensam os vários setores da sociedade. 
O rádio precisa conquistar seus ouvintes, educar sua participação, valorizar as cabeças pensantes que hoje participam do rádio e gerar informações de qualidade que sejam realmente de interesse do público que é sim consumidor. Além disso, é preciso sair da tal baixaria que hoje povoa grandes emissoras com a concepção de que o povão gosta disso, pois sabemos que isso não é um verdade absoluta, pois quando damos um bom cardápio, certamente, as pessoas saberão saborear o melhor. 
Hoje, o rádio AM na Cidade está dominado pelo arrendamento de horário que muitas vezes faz com que pessoas desqualificadas venham para o rádio povoando as emissões de coisas que pouco ou nada têm a ver com a democracia. É preciso mudar este quadro, mas é preciso também que os meios publicitários e a outras mídias vejam o rádio com bons olhos buscando seu funcionamento de maneira mais forte o que ajudaria na comunicação como um todo.

fonte : JORNAL O ESTADO - 24 DE JULHO DE 2012 

MINHA HOMENAGEM A TITA TAVARES

Vejam aqui artigo escrito no Jornal O POVO em homenagem a Tita Tavares.
Leia aqui