quinta-feira, 4 de junho de 2009

ABERTA LICITAÇÃO PARA CANAIS DE RÁDIO E TV


O Ministério das Comunicações abriu licitação para concessão de canais de rádio e de tv.

BAIXARIAS NO RÁDIO E NA TV


Alguns comunicadores se imaginam acima do bem e do mal… Até para os mais velhos de idade, como é o caso deste colunista, acostumado com muitas mudanças de comportamento do brasileiro vida afora, a reação é de espanto ao ver e ouvir linguajar tão baixo no rádio e na TV.
Para exemplificar como os tempos mudaram, lembro de um fato ocorrido na ex-Rádio Mulher, de São Paulo, programa de Hebe Camargo, início dos anos 1980. A famosa apresentadora recebeu a visita de uma esteticista americana que mal falava o português. Abordando os traseiros femininos, ela disse que a bundinha da mulher brasileira geralmente era durinha.
Passados alguns dias, aquela rádio foi advertida – acho que pelo Contel, Conselho Nacional de Telecomunicações –, órgão que na época controlava o rádio e a TV, com a ameaça de que se a palavra bundinha fosse novamente ao ar, a penalidade poderia determinar até interrupção de sua transmissão.
De lá pra cá, houve uma liberação exagerada e hoje apresentadores de programas de ambos os veículos usam e abusam de palavreado de baixo nível num linguajar nada recomendável. E existe alguns, como Silvio Santos, que se imaginam acima do bem e do mal e acham que tudo podem fazer diante de microfones e câmeras.
Recentemente, o famoso animador das tardes de domingo extrapolou na apresentação de um quadro ao lado da menina Maisa – então com apenas seis anos de idade – claro que em busca de uma audiência fácil. Suas brincadeiras de mau gosto fizeram a míni artista chorar aos prantos.