segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE RADIOJORNALISMO - VEJA A PROGRAMAÇÃO


Programação

Dia 30/10

Conferência de abertura: “Olhos da BBC, ouvidos do Mundo”, os 75 anos do World Service da BBC e o rádio no mundo, hoje.

A BBC, uma das maiores empresas de multimídia no planeta, continua sendo reconhecida como a mais importante emissora de rádio com alcance global. Na era das novas tecnologias e da distribuição digital de conteúdo, quais são os desafios do radiojornalismo? O que pode ensinar ao rádio brasileiro a experiência histórica da BBC e do World Service?

Painel: “Os desafios do rádio jornalismo brasileiro”.

O rádio completa, no começo da próxima década, 90 anos de atuação no Brasil. Das grandes emissoras generalistas às rádios all news e segmentadas, o jornalismo no rádio ganhou mais importância e mais penetração pública ao longo do tempo, à medida, também, que se profissionalizou e amplificou sua atuação como prestador de serviço e arena pública de debates. Esse painel tem como objetivo reunir diretores e editores de emissoras de rádio para discutir experiências e prognósticos do rádio no Brasil.

Painel: Correspondentes: nas guerras, no mundo, nas cidades, o papel da informação no rádio.

O rádio tem a vantagem da proximidade, de cobrir e tratar localmente da vida das pessoas, mas também a capacidade de tornar menor o mundo, aproximando culturas, pessoas, fatos e acontecimentos de qualquer lugar do planeta ao ouvinte. Nesse painel, repórteres locais e internacionais, além de correspondentes, discutem como o rádio, local e global, pode produzir um jornalismo amplo e direto, próximo e distante ao mesmo tempo.

Dia 31/10

Painel: O valor do rádio no mercado

O poder e o dinamismo do rádio, bem como sua flexibilidade e mobilidade, permitem que ele atinja desde públicos amplos até nichos de mercado. Apesar de muitas vezes ser desconsiderado no planejamento do budget publicitário, não há como negar o valor do rádio como mídia. Este painel tem como foco não só a linguagem específica do rádio, mas também sua relevância para o mercado de mídia no Brasil.

Painel: Rádios públicas, educativas e culturais: afinal, o que são e para quê servem?

As rádios públicas, educativas e culturais têm um papel central no projeto público de comunicação, embora muitas vezes não correspondam à realidade e não alcancem audiência significativa. Esse painel tem como foco pensar nos desafios das rádios públicas em um ambiente altamente competitivo, além de refletir sobre o papel do rádio não comercial e sua responsabilidade social e econômica.

Painel: O rádio em bytes: digitalização, cross media, webradio e podcasting
O rádio foi o veículo que mais facilmente se adaptou à realidade digital, sendo mídia pioneira na oferta de conteúdo multimídia na web e interagindo de forma muito eficiente com as novas ferramentas de comunicação. Esse painel apresenta cases de digitalização do rádio, da transmissão aos novos aparelhos, bem como projetos de rádios independentes e integração com devices.

Conferência: “A Paixão pelo rádio”

MAIS INFORMAÇÕES no portalimprensa.uol.com.br


Nenhum comentário: