Pesquisa da ABERT orienta empresários de rádio
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admin on seg, 10/15/2012 - 13:58
A Abert realizou uma ampla pesquisa sobre o mercado de rádio
no Brasil.
Foram consultadas 435 emissoras, de 26 estados e do Distrito
Federal, o que representa 10% do mercado de rádios comerciais no país. O
levantamento é um dos mais abrangentes sobre o meio rádio. Rio Grande do Sul
(16%), São Paulo (14%) e Minas Gerais (12%) são os estados com maior
participação. Amapá, Roraima e Tocantins são os menos representativos (0,2%,
nos três casos).
A pesquisa concluiu que o anunciante local é a principal
fonte de renda do rádio, respondendo por 81,55% do faturamento mensal das
emissoras. A contribuição significativa do mercado local foi confirmada pelo
grande percentual de rádios que afirmam “raramente” receber mídia de
patrocinadores nacionais privados (62%) governos estaduais (59%) ou governo
federal (74%).
Os resultados foram semelhantes entre as regiões. Sul e
Sudeste disseram ter 83% de anunciantes locais, enquanto Norte, Centro-oeste e
Nordeste apontaram 81%, 80% e 74%, respectivamente.
Diante do quadro pesquisado pela Abert, pergunta-se: o que
poderia ser feito para que o rádio disputasse mais verbas de anunciantes
nacionais? Aumentar o número de informações sobre o setor, através do Projeto
Inter-Meios, pode ser uma alternativa, afirmam os publicitários.
O Projeto Inter-Meios é uma iniciativa conjunta do jornal
Meio & Mensagem e dos principais meios de comunicação brasileiros no
sentido de levantar, em números reais, o volume de investimento publicitário
nas mais diversas mídias no país.
A iniciativa surgiu em 1990 e hoje conta com a adesão de
mais de trezentos e cinquenta veículos e grupos de comunicação, que representam
aproximadamente 90% do investimento em mídia. O projeto fornece, mês a mês, o
total nacional desses investimentos, distribuído por região e por tipo de
mídia.
Confira os números acessando o endereço
http://www.projetointermeios.com.br/relatorios-de-investimento , é gratuito.
As mídias participantes são: TV aberta e fechada, rádio,
jornal, revista, cinema, guias e listas, mídia exterior (outdoor, painel,
mobiliário urbano, digital out of home e móvel) e Internet. Os números do
projeto são essenciais para as empresas de comunicação aferirem seu desempenho
e balizarem sua performance de mercado.
Entretanto, as informações também são usadas pelas empresas
em seus investimentos publicitários, para coordenarem seus esforços de vendas,
fornecendo uma noção mais precisa da distribuição da verba publicitária nas
regiões do país e do comportamento desse investimento ao longo dos anos. Isso é
o mais importante.
O mesmo acontece em trabalhos associativos, tanto do Grupo
de Mídia como das associações que representam veículos de comunicação, avaliando
o market share de mercado e tomando os dados do Projeto Inter-Meios como
parâmetros para suas ações. Os números são, portanto, referência sobre o
negócio da mídia no Brasil e respaldam, com sua credibilidade, tudo que se diz
de importante sobre esse tema no país e no exterior.
O projeto não trabalha com números especulativos, mas com
dados fornecidos pelas empresas, com absoluta exclusividade. Baseia-se no
faturamento real bruto dos veículos, incluindo a comissão das agências e
excluindo o desconto dado nas negociações.
E por que esses números são confiáveis? Em primeiro lugar,
porque não sofrem distorções, já que o objetivo deste projeto é informar o
mercado e não criar qualquer tipo de ranking. Em segundo lugar, porque essa
informação não é sobre o faturamento individual das empresas, mas sobre o
mercado como um todo, distribuído pelas diversas regiões brasileiras e pelos
diferentes meios de comunicação.
O Projeto Inter-Meios garante sigilo absoluto sobre as
informações reportadas pelas empresas. Sob um código de acesso exclusivo - e
não sob seu nome – as empresas fornecem mensalmente os dados solicitados à
PricewaterhouseCoopers, empresa de consultoria/auditoria internacionalmente
reconhecida por sua confiabilidade, que somente os torna públicos depois de
tabulados.
Também não é possível deduzir esse faturamento da tabulação
geral. É por isso que o projeto fala em regiões ao tratar dos investimentos em
mídia.
O jornal Meio & Mensagem, que completou 34 anos de
atuação junto ao mercado gozando de absoluta credibilidade, coordena o projeto
e divulga um resumo dos dados. Todos têm acesso às informações, que sempre
estão disponíveis no site, através de relatórios, análises e comparativos.
Além disso, o projeto mantém uma comissão, formada por um
grupo de representantes dos diversos meios de comunicação, rádio inclusive, que
discute regularmente seu andamento, abrangência, representatividade e também
analisa os números tabulados confrontando com a realidade do mercado.
Por que o empresário de rádio deve participar do projeto?
Além dos veículos que fazem parte do Inter-Meios, ainda há
um número muito grande de emissoras de rádio que ainda não aderiram a essa
importante iniciativa. E quanto mais abrangentes forem os números deste
projeto, mais ele será representativo no mercado brasileiro de mídia.
Das mais de quatro mil e quinhentas emissoras de rádio
comercial no Brasil, apenas cerca de 150 fornecem informações ao projeto. A
falta de informações do mercado publicitário com relação ao rádio prejudica o
setor.
Para participar basta cadastrar a empresa no site do projeto
- o responsável receberá um código de acesso da PricewaterhouseCoopers que o
identificará. A partir daí, é só enviar os números através do próprio site, até
o dia 15 de cada mês, com as informações sobre o mês anterior. Não há nenhum
custo para as empresas participantes.
Vicente Jorge - Vice -presidente da Abert
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