23 de novembro de 2011, às 15h23min
Educação através do rádio: um estudo de casodo programa EDUCOM
A sociedade depois de todo o processo de revolução industrial passa a fazer parte de um sistema de avanços na comunicação quase que diários. O rádio como meio de comunicação voltado à educação é um instrumento eficaz, pois consegue abranger a grande massa social, por ser um instrumento de comunicação simples, acessível e abrangente. Como em todo processo de construção o rádio passou por várias etapas até ganhar o seu atual formato. No Brasil e no mundo, várias foram essas transformações. O projeto EDUCOM da Universidade de São Paulo surge com a proposta de educar e capacitar através das ondas do rádio, discentes e docentes bem como toda a comunidade a qual ele pertence, com o principal objetivo de inclusão social e de fomentar a responsabilidade social. O uso da tecnologia passa a ser um aliado importante na educação, pois permite o acesso a todas as informações necessárias para o desenvolvimento escolar.
A tecnologia está cada vez mais presente na vida de todos os indivíduos, a cada dia surgem novas tendências que fazem com que os discentes sejam mais exigentes no que diz respeito à educação. As novas tendências devem ser utilizadas pelos jovens como ferramentas de conhecimento e crescimento, pois através dela temos acesso a um mundo de informações, e esse conhecimento está acessível para todos e faz com que as pessoas tornem-se mais conscientes.
Os alunos cada vez mais buscam aulas dinâmicas e participativas, abonando qualquer tipo de realidade de ensino enfadonha, uma vez que a cada dia a tecnologia avança a passos largos e as mudanças que eram em décadas passam a ser em anos e os aparelhos eletrônicos em menos de um mês “caem de moda”. A mudança educacional hoje, segundo DOWBOR é uma questão de sobrevivência, e a contestação não virá de autoridades e sim dos alunos. Os professores são desafiados cada vez mais a aprender a usar a tecnologia a seu favor bem como acompanhar as novas tendências. E fazer a partir desse contexto que a relação com os alunos se torne mais agradável, que eles sintam desejo de ir à escola, tenham satisfação em estudar e acima de tudo desperte neles o desejo de aprender através da pesquisa.
Todos esses fatores são para os discentes colocados com facilidade através do avanço tecnológico, todo o acervo de cultura e informação que as novas tecnologias promovem faz suscitar a vontade de estar atuando nesse cenário moderno e desafiador. No entanto para que toda essa realidade dinâmica seja concreta, os docentes devem estar sempre buscando aperfeiçoamento, como também buscando aperfeiçoamento para acompanhar as novidades tecnológicas. Baseados em todos esses contextos as secretarias de educação, ONGS, projetos, programas, enfim todas as comunidades envolvidas no contexto educacional estão buscando cada vez mais estarem presentes na comunidade através dessas inovações educacionais.
Pensando em tudo isso foi que a Secretaria de Educação de São Paulo Criou o projeto EDUCOM. RÁDIO. Educomunicação pelas ondas do rádio que tem como objetivos, educar, capacitar e assessorar profissionais da educação e membros da comunidade escolar, através de programas de rádio feito pelos próprios professores e alunos. Com palestras, reuniões, cursos de capacitação, músicas, noticiários, tudo embasado na educação de qualidade. Esse programa veio surgir com a proposta de facilitar a interdisciplinaridade entre as disciplinas bem como o intercâmbio entre aluno, família, escola e comunidade, fazendo com que essa aproximação fosse benéfica a todos os envolvidos.
Iremos abordar a importância de estar atento às novas tecnologias e utilizá-las como ferramenta para auxiliar no processo educacional, sem esquecer a cultura e os meios de comunicação mais simples e acessíveis como é o caso do rádio que ainda hoje atinge a maior parte da sociedade, e que faz parte da disseminação da história da vida de todo o povo. O presente artigo visa fomentar a reflexão sobre o valor do rádio na educação, tomando como base o Projeto EDUCOM.
A comunicação está presente em nossas vidas desde o momento em que somos gerados, é através dela que conhecemos o mundo e a realidade aonde nos encontramos, que construímos nossas ideias e pensamentos e formamos nossas opiniões a respeito dos mais variados tipos de assuntos. Sendo assim as escolas estão sempre buscando novas formas de transmitir conhecimento.
Como por trás de todo o processo de construção e desenvolvimento de uma tecnologia existe uma mente brilhante e pensante, na história do rádio não foi diferente. Segundo estudiosos em 1863 na Inglaterra mais precisamente em Cambridge, um físico chamado: James Clerck Maxwell, através de seus estudos experimentais, conseguiu provar a existência de ondas eletromagnéticas, e com base nessa teoria vários outros pesquisadores se interessaram pelo assunto e resolveram dedicar-se a este estudo. Em 1887 o alemão Henrich Rudolph Hertz, torna-se o criador e propagador da radiofônica, fazendo saltar faíscas através do ar, denominando assim os quilohertz. Isso foi um acontecimento brilhante e marcante, pois a partir de então uma nova janela de comunicação, cultura e entretenimento se abre para a sociedade. Em Londres é criada a primeira companhia de rádio, que tinha como base a telegrafia, que é um sistema de comunicação que, por um código de sinais ou por outros meios apropriados, permite a transmissão de mensagens escritas. Telegrafia sem fio (T.S.T.), transmissão de mensagens na qual se utilizam propriedades das ondas eletromagnéticas, algo que para a época em que acontecia era algo extremamente inovador, e o rádio evolui rapidamente junto com o desenvolvimento social.
O rádio passa a fazer parte do dia-a-dia das pessoas, e é utilizado por políticos, artistas, comentaristas e narradores de esportes, para divulgar tudo o que se passava em cada uma dessas modalidades no mundo inteiro, proporcionando um até então não visto intercâmbio cultural, com o acesso aos mais variados jornais, as pessoas tomavam conhecimento e começaram a formar opiniões a partir dos programas de rádio.
Com todas essas descobertas e inovações o rádio começa a ganhar formato, e a propagar-se de maneira rápida e abrangente por todo o mundo, fazendo com que a comunicação fosse de lar em lar levando informação, entretenimento, cultura, etc. E nos dias de hoje após tantas inovações tecnológicas ele está cada vez mais presente na vida de todos, nos mais variados e modernos aparelhos possíveis desde o carro até os celulares de última geração o rádio está lá presente, acompanhando a rotina dos indivíduos, proporcionando cada vez mais o acesso as notícias de forma rápida, precisa e econômica, além do que várias pessoas buscaram as universidades de jornalismo, de comunicação para se especializarem na profissão e terem a oportunidade de desenvolver com excelência o seu trabalho.
De acordo com registros históricos foi em Recife Pernambuco que surge a primeira emissora de rádio no Brasil em 06 de abril de 1919, vinda através de uma fundação chamada Rádio Clube de Pernambuco, pois por razões monetárias, só era possível a criação de rádio através dessas associações. Porém apenas em 1922 vai ao ar a primeira transmissão oficial feita em Rio de Janeiro.
Uma figura importante que deve ser lembrada no que diz respeito à história do Rádio no Brasil éFrancisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô, ele inaugura em 25 de setembro de 1935 a Rádio Tupi no Rio de Janeiro que seria a líder nesse setor, colocando no ar o primero jornal falado do rádio brasileiro o Grande Jornal Falado Tupi em São Paulo.
A partir de então os programas de auditório, as telenovelas, a transmissão de jogos, fizeram com que os brasileiros ficassem cada vez mais ligados e dependentes dos rádios, famílias se reuniam em torno dos aparelhos de rádio na época enorme e com um som não muito nítido, para ouvir os noticiários, as músicas, tudo o que era propagado através daquele aparelho, novo e fascinante, fazia com que as pessoas se interessassem cada vez mais pelo uso do rádio, e os mais variados tipos surgiam com o passar dos tempos.
A conhecida Época de Ouro do Rádio marca a sociedade bem mais do que a televisão que viria algum tempo depois, pois a partir do rádio surge o Ibope, os noticiários sobre a primeira guerra mundial e a copa do mundo marcaram bem essa época. Com o passar dos tempos, a grande massa social com o acesso facilitado às novas tendências passou a possuir rádio em suas residências, cada um desejava possuir os mais sofisticados que pudessem adquirir, e as informações eram propagadas cada vez mais rapidamente, fazendo com que eles cada vez mais fossem orientados e estivessem por dentro de todos os acontecimentos sociais.
Dados apontam que 83% dos veículos no Brasil possuem rádios, nos últimos cinco anos a audiência média do rádio cresceu 44%, o rádio é apontado com maior índice de satisfação do público 73%. No Brasil 90,2% dos domicílios possuem rádio, ou seja: 38.400.000 casas sintonizadas. Podemos notar com essa pesquisa que o rádio ainda é o meio de comunicação mais eficaz e mais presente na vida das pessoas, tanto por seu valor aquisitivo, quanto pela facilidade do acesso às informações por eles transmitidas. Por região citamos os seguintes dados de abrangência do rádio por domicílio.
Com todos os avanços tecnológicos ocorridos na sociedade à educação não poderia ficar de fora, o acesso a novas culturas através de uma tela de computador, a possibilidade de intercâmbio linguístico entre os países, a possibilidade de fazer ciência e conhece-la fez com que as escolas integrassem em seus currículos a tecnologia da informação. Os professores a cada dia procuram especializar-se em informatização para fazer parte dessa nova história da educação, uma educação quase que digital vários são os exemplos de uso de inovações tecnológicas nos ambientes escolares, quadro dinâmicos onde os professores com um simples toque abrem ao alunado um mundo de informações, o uso da internet, de data show para aulas expositivas, das próprias redes sociais, do ensino a distância, facilitam a vida dos professores que tem ferramentas para atrair seus alunos para as suas aulas. E despertar neles o interesse pela pesquisa e o desejo de estar buscando aprender cada vez mais.
Essas tecnologias só sofrem alterações e inovações com o passar do tempo, porque não é tão recente assim o uso dela para facilitar a educação, o rádio já era utilizado desde o passado para disseminar informações como iremos abordar no próximo tópico seu uso na educação, é uma realidade que existe há muitos anos atrás, bem antes do aparecimento dos computadores.
A partir da revolução industrial muita coisa mudou, o acesso à tecnologia e ao conhecimento torna-se relevante e inovador, pois quem detinha tecnologia e conhecimento eram responsáveis pelo bom andamento da sociedade. O rádio passa a ser utilizado como ferramenta educacional e através dele é possível uma comunicação em massa que possibilitam a disseminação de informação para toda a comunidade, e a escola por sua vez não deve ficar de fora dessa realidade, uma vez que ela é a grande responsável pela educação e formação dos seus alunos e todas as ferramentas educativas de qualidade que ela possuir como é o caso do rádio devem ser utilizadas para facilitar o processo ensino-aprendizagem.
Vários autores discutem a importância da tecnologia da educação, porém vale salientar que apesar de todo o avanço nesse sentido que já nos encontramos, nem todas as comunidades tem acesso a computadores com internet, a televisores com transmissores que possibilitem o contato com canais educativos. A pobreza e a miséria existentes em diversas realidades fazem com que as pessoas procurem o sustento apenas para às necessidades básicas e a educação fica de lado nas prioridades de suas vidas tão sofridas. O único instrumento de comunicação e disseminação presente nessa realidade é o rádio. Outros chegam a criticar esse processo, pois a partir do neoliberalismo o estado passa a ter a finalidade de satisfazer a parte rica da sociedade objetivando a lucratividade, eles a enxergam como um fator que distancia realidades sociais através da concentração de capital nas mãos de poucos, onde apenas uma pequena parte da sociedade detém o poder através de acúmulo de capital, e a grande maioria da sociedade vive com os recursos reduzidos sendo sujeitos às dominações por parte dos ricos. É necessário também avaliar os países as realidades onde não existe educação de nenhuma forma, onde as pessoas não tem acesso nem aos bens básicos para a sobrevivência que dirá a educação, e vivem em pobreza extrema, desejando apenas o que comer naquele dia, e esquecendo por conta de tanto sofrimento a busca por uma educação de qualidade onde essa realidade possa ser transformada, eles na maioria das realidades não vivem apenas sobrevivem a esse famigerado processo de globalização.
Outro fator também de exclusão é o que diz respeito à chamada era digital, como grande parte da população não possui internet, o acesso rápido às informações e as novas tendências, bem como a produção de ciência e tecnologia tornam-se limitados, pois na internet são disponibilizados livros que muitas vezes os acadêmicos não têm acesso a adquirir por conta dos elevados valores, existem também muitos artigos e revistas científicas, enfim um aparato de informações não só nacionais mais também internacionais que permitem um maior intercâmbio entre as culturas.
E essas pessoas não podem de forma alguma continuar de olhos fechados para a tecnologia, pois ela garante o acesso a um mundo de informações a outras culturas ao intercâmbio social, as redes sociais enfim a um leque de dados que só tem a acrescentar no conhecimento dos alunos. Para isso várias batalhas são travadas com os gestores para que as classes menos favorecidas possam ter acesso à comunicação eficiente.
O rádio como ferramenta educacional teve um pai no Brasil que foi Edgar Roquette-Pinto, quando o Brasil comemorava seu primeiro centenário da independência, Edgar conseguiu enxegar através do Rádio no Rio de Janeiro que ele seria uma máquina importante para educar o povo, ele insistiu muito com os órgaos públicos para aquisição dos equipamentos necessários para transmissões e só se deu por contente quando consegui convencer a Academia Brasileira de Letras a adquirir os equipamentos para a Rádio Sociedade Rio de Janeiro por ele dirigida atual Rádio MEC, por ele doada ao Ministério da Educação. Atualmente Sua programação inclui seleções musicais, programas de música ao vivo, jornalísticos e de variedades sua proposta e mostrar a população que cutura é fundamental no processo ensino-aprendizagem. A Rádio Sociedade foi o berço desta ideologia de utilizar o rádio como ferramenta de divulgação de conhecimento, por intermédio de poesias, música e da propagação da língua portuguesa.
O projeto EDUCOM. RÁDIO nasceu em 2001 faz parte do programa EDUCOM do NCE – Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo. Que tem como principal objetivo capacitar discentes e docentes, bem como abranger toda a comunidade a qual a escola pertence. No início atendia apenas a 26 escolas num número sucinto de 520 pessoas, hoje ao todo são 450 escolas assistidas pelo projeto totalizando 9100 pessoas envolvidas. Ele é um projeto pioneiro no Brasil, que visa a inserção de emissoras de rádio dentro da realidade escolar, com o objetivo de desenvolver a solidariedade, a responsabilidade social, e a colaboração para a comunidade, e inovar as relações pedagógicas tradicionais, estimulando as pesquisas e o intercâmbio de conhecimento entre os indivíduos.
A linguagem radiofônica, segundo Prof. Mario Kaplun, um dos maiores especialistas em linguagem radiofônica das Américas, possui 10 preceitos básicos que envolvem e esclarecem as propostas para os ouvintes que são: clareza, simplicidade, motivação, exemplificação, linguagem, sintaxe, estilo, modéstia, manejo de dados e números e reiteração, e através desses preceitos facilita-se muito o processo de comunicação.
O EDUCOM funciona através da introdução de um laboratório de rádio em cada escola, e através dessa implantação são oferecidos cursos, palestras, áudio aulas, enfim tudo o que pode contribuir para a formação dos docentes e dos discentes. Propiciando, sobretudo o intercâmbio entre a comunidade, que se sente presente, atuante e participativa na vida dos alunos, através desse contato que p rádio proporciona a família pode estar diretamente sintonizada com a realidade educacional do seu filho.
Ele visa também à capacitação dos docentes, onde os mesmo fazem cursos, treinamentos, tem acesso a entrevistas com outros docentes, com especialistas na área, tem também acesso as notícias, a música de qualidade a programas que tratam de questões como saúde, bem-estar, sexualidade, facilitando o repasse desses assuntos para os seus alunos.
O rádio pode e deve ser muito explorado pelas escolas, pois é um instrumento de comunicação extremamente acessível, encontra-se nos aparelhos de som mais sofisticados aos mais simples, nos celulares, nos computadores, enfim nos lares de grande maioria da população existe um, nem que sejam dos mais tradicionais que ainda utilizam pilha. O rádio não pode perder a vez para as novas tecnologias. Sem dúvida algum ele foi e continuará sendo o melhor e mais abrangente meio de comunicação já existente, pois ele tem a capacidade de atingir todas as esferas sociais através de uma linguagem clara, simples e objetiva, para tanto a escola deve ter o rádio como um aliado neste vasto processo sociocultural.
A tecnologia nos convida a fazer parte de um mundo aonde tudo o que é novo e encantador estão presentes e nos cativa cada vez mais, ela deve saltar do supérfluo para o essencial através de sua correta utilização. As escolas ao usarem dessas novas tendências passam a integrar o processo de crescimento cultural e ajudam as crianças e adolescentes a integrar a nova sociedade que se forma.
Os docentes são cada vez mais desafiados a integrar esse novo processo e ajudar os discentes nesse processo de formação.
O rádio vem trazendo essa proposta de educação através das ondas do rádio possibilitando ao educador e ao educando um intercâmbio entre os saberes e facilitando a aproximação da comunidade com a escola, e isso é brilhante, pois uma vez presentes na escola o pais, amigos e os próprios alunos criam um laço maior de cumplicidade e afetividade e através disso os conflitos familiares, os problemas com a própria didática de aprendizagem e o contato com a escola tem uma excelente avanço nos quesitos: qualidade, união, outros.
Podemos concluir que os avanços tecnológicos após a revolução industrial, deram ferramentas para a criação de novos meios de comunicação como internet, aparelhos celulares, as próprias redes sociais, enfim tudo que a nós é ofertado, porém essas inovações não ofuscaram o poder da comunicação através do rádio, pois ele está presente na realidade da grande maioria dos brasileiros, e tem uma abrangência muito maior que outros meios de comunicação, pois chegam com maior facilidade às casas de toda a população..
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