AONDE VAI PARAR O RÁDIO CEARENSE?
Por * Luís Fernando Evangelista Ferreira em 12/12/2010
Nós ouvintes de rádio estamos assistindo com uma certa preocupação o que está acontecendo no rádio cearense, constatamos que as nossas rádios estão sendo loteadas por emissoras de fora que estão tirando a nossa cultura, o nosso linguajar e o espírito alegre que é a nossa marca registrada.
A nossa associação (Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará – Aouvir/CE) há muito tempo vem alertando para o que está acontecendo no nosso meio radiofônico. Já publicamos inúmeros artigos sobre a situação do rádio atual que poderá ser constada nos sites www.observatoriodaimprensa.com.br,, www.carosouvintes.org.br, mas infelizmente não quiseram nos ouvir, ou melhor ter a oportunidade de ler as nossas críticas em relação ao fato.
Para se ter uma pequena idéia de nossa associação e da preocupação que nós temos com o rádio, realizamos durante todo o ano (já temos 06 anos), a cada 15 dias reuniões previamente agendadas em que falamos e discutimos o rádio cearense especificamente do rádio AM. Já vamos realizar pelo 3º ano consecutivo uma exposição de rádios em um shopping da cidade de grande movimento, como também participamos de palestras falando da importância do rádio, de sua história e dos grandes nomes do rádio cearense.
Constatamos que ultimamente alguns grupos religiosos locais ou não, também estão se apoderando das nossas rádios para pregarem quase que somente as suas ideologias, não se preocupando em ter em sua programação atividades que possam trazer a nós ouvintes um pouco de cultura e de entretenimento sadios. Mas acreditamos que tal situação seja também comum nas demais regiões.
Muito mais da metade das nossas rádios AM`s já estão nas mãos de emissoras de fora e de grupos religiosos que estão tirando do mercado radiofônico os nossos profissionais. Se esses profissionais soubessem da importância de nossa associação e nos reconhecessem como uma entidade voltada à defesa do rádio e daqueles que o fazem, a luta não seria só deles e sim nossa também.
Já estamos preocupados com algumas rádios que ainda restam, rádios estas que ainda transmitem totalmente a programação local. Caso estas sejam envolvidas também pelo vil metal sem se importar com a sua própria cultura e origem, veremos com muito pesar resquícios de radialistas cearenses.
Para que isso não aconteça e que se possa evitar alguma idéia neste sentido os profissionais radialistas devem recorrer o quanto antes ao seu sindicato, Sindicato dos Radialistas, a ACI – Associação Cearense de Imprensa, a ACERT – Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão, a ANATEL, enfim a todas as entidades voltadas com o meio radiofônico.
A nossa associação também se põe a disposição daqueles que a procurarem a fazer dessa luta e lutar também para maior valorização dos radialistas.
(*) Presidente da Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará – Aouvir/CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário