segunda-feira, 15 de junho de 2009

UMA DICA DE AMOR À NATUREZA - DIVULGUE NOS PROGRAMAS DE RÁDIO..É SALUTAR...



Inicie-se no ativismo


Pequenas atitudes fazem a diferença. Por que não tentar?

Por Carolina Mouta • 01/06/2009


Você acha impossível que sua contribuição diária faça diferença para o planeta? Então, que tal fazer um teste por uma semana? Os resultados podem não ser visíveis para você, mas a Terra agradece, com certeza.
1) Economize água: não deixe a torneira aberta todo o tempo enquanto lavar a louça, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa, não lave o carro com mangueira. Conserte vazamentos de torneiras, banheiro ou canos de água. Regue jardins e gramados apenas se necessário e, quando o fizer, molhe as plantas pela manhã ou pela tarde para reduzir a evaporação.
2) Economize energia: lembre-se de que entre 18h e 20h30 existe maior gasto de energia. Evite tomar banho quente, ligar aparelhos elétricos e ficar com muitas luzes acesas neste horário. Use luzes fluorescentes também, pois gastam menos energia.
3) Dê um descanso para o carro: a emissão dos gases aumenta o estrago na camada de ozônio e, conseqüentemente, o efeito estufa. Evite o automóvel pelo menos alguns dias da semana. Se isso for impossível, dê carona a algum amigo que possa deixar o carro na garagem.


4) Recicle: a maioria dos materiais já pode ser reciclado. Separe o lixo e o direcione a quem possa aproveitá-lo.
5) Não desperdice: pense antes de imprimir algo, por exemplo, e aproveite totalmente os alimentos.
6) Cuide do todo: não jogue lixo no chão, não use produtos de empresa que fazem testes em animais, use sacolas retornáveis ao invés de plásticas.
7) Mude seus hábitos: teste produtos de origem vegetal. Existem, inclusive, materiais de limpeza nessa linha. Diminua a ingestão de carne - a pecuária é um dos grandes contribuintes para a devastação das matas.
8) Converse com os amigos: quem sabe você não convence mais alguém de te dar a mão nesta empreitada? Mas não vá exagerar! Ninguém precisa se tornar um "ecochato" para ajudar o planeta.

Carolina Mouta

Nenhum comentário: