segunda-feira, 22 de junho de 2009

IBOPE E RÁDIO

Retiramos este texto de um blog chamado RNRADIOS.BLOGSPOT.COM
Achamos que pode ser feita uma reflexão sobre o papel do IBOPE em relação ao rádio
Veja o texto:


Rádio: O Ibope trabalha assim
Coleta de dados e controle de qualidade
As informações colhidas nas entrevistas, armazenadas instantaneamente em computadores de mão, passam por um processo automático de verificação e são transmitidas para o sistema de produção de dados, o que diminui a possibilidade de erros em seu registro.
Para a correta abordagem e aplicação dos questionários, os pesquisadores do IBOPE recebem treinamento específico para a realização das entrevistas. Na etapa de produção de dados é realizada uma nova checagem das informações antes da formatação e disponibilização dos dados no software de análise.
Amostra
A amostra da pesquisa é composta por pessoas com 10 anos ou mais. A distribuição geográfica das entrevistas da amostra é definida com base na divisão censitária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por meio de estudos probabilísticos de composição da amostra com base na representatividade da população e no tamanho da população pesquisada.
A montagem da amostra obedece a critérios estatísticos no que se refere a sexo, ocupação, idade e zona geográfica.
As pesquisas de Internet, TV por Assinatura e Telefonia são realizadas em determinados períodos com o mesmo entrevistado, logo após a entrevista a respeito da audiência de Rádio e leitura de Jornal.
Como é realizada a medição de audiência de Rádio?
O IBOPE pesquisa continuamente as nove principais capitais brasileiras. Cinqüenta outros importantes mercados são estudados de duas a quatro vezes por ano. A pesquisa é feita através de amostras móveis, utilizando a metodologia Recall (ou Retrospectiva) para registrar o comportamento de cada indivíduo nos dois dias anteriores à entrevista. Cada entrevistado responde quais emissoras ouviu, em quais horários, por quanto tempo e em quais locais.Além da audiência de rádio, são registradas informações pessoais sobre o entrevistado (sexo, idade, escolaridade, onde mora, posse de bens para classificação econômica), para análises em públicos específicos (targets) e zonas geográficas.As informações são registradas em hand-held (computador de mão), que substituíram os questionários em papel. Todos os dados das entrevistas ficam registrados em computadores de mão, possibilitando a crítica automática e a transmissão direta das informações para o sistema de produção de dados.
O IBOPE mede a audiência de Rádio em todo o Brasil?
O IBOPE pesquisa continuamente as nove principais capitais brasileiras: Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Porto Alegre, Grande Curitiba, Grande Salvador, Grande Recife, Grande Fortaleza, Distrito Federal e Grande Belo Horizonte. Cinqüenta outros importantes mercados são estudados de duas a quatro vezes por ano.
Em São Paulo, são feitas 240 entrevistas por dia. Confira a seguir as amostras para cada mercado pesquisado.
Região
Entrevista por dia
Entrevista por trimestre
Grande São Paulo
240
21.600
Grande Rio de Janeiro
200
18.200
Grande Curitiba
100
9.100
Grande Porto Alegre
100
9.100
Grande Belo Horizonte
100
9.100
Grande Distrito Federal
100
9.100
Grande Recife
100
9.100
Grande Salvador
100
9.100
Grande Fortaleza
100
9.100
IBOPE mede apenas a audiência domiciliar de Rádio?
Na aferição da audiência, o entrevistado responde sobre o consumo de Rádio nas últimas 48 horas, independente do lugar em que esteve exposto ao meio, informando quais emissoras ouviu, em quais horários, por quanto tempo e em quais locais.
fonte: Ibope.
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Sinceramente dizer que dada emissora possue 35% segundo instituto X, não quer dizer nada, você continua sem saber qual o perfil do seu público e quanto eles são (numericamente), o Ibope é muito mais objetivo neste sentido.
Ibope é caro, pois é mais confiável, é muito menos sujeito a acordinhos.
Postado por ricardo às 14:25 0 comentários
Domingo, 31 de Maio de 2009

Informe publicitário: Anúncio das subsedes da copa 2014 na 98FM
A 98FM estará a partir das 15 horas analisando as possibilidades da escolha da cidade com profissionais da área, além de sentir o clima das ruas de Natal antes e depois das informações de Nassau nas Bahamas local onde a Fifa fará o anúncio oficial. No Tocando a bola especial deste domingo Felinto Rodrigues, Ed Oliveira, Jorge Aldir , convidados no estúdios e a voz das ruas. Informações : http://www.radio98.fm.br/
Postado por ricardo às 06:14 0 comentários
Sexta-feira, 29 de Maio de 2009

Segundo Ancelmo Góis (O Globo ) já temos às 12 cidades onde serão os jogos da Copa de 2014, que a Fifa anuncia no domingo, em Nassau, nas Bahamas. São elas:Rio de JaneiroSão PauloBelo HorizontePorto AlegreCuritibaBrasíliaCuiabáManausFortalezaSalvadorRecifeNatalNatal levou a última vaga, derrubando Florianópolis, por razões políticas e logísticas.Fonte: Alcemo Góis (O Globo)O rádio vai se fazer muuuuito presente neste evento, o ensaio das novas tecnologias já irão começar bem antes de 2014.
Postado por ricardo às 15:29 0 comentários
Segunda-feira, 25 de Maio de 2009

O poder que emana do Rádio I: Mecânica populacional do Rádio
Natal é uma cidade que tem espasmos de pesquisas de audiência e quando estas acontecem, métodos de pesquisas eleitorais são aplicados o que é muito equivocado, então vamos buscar proporções válidas em uma cidade com população equivalente e da mesma cultura regional que utiliza IBOPE. Vamos a um comparativo com a vizinha cidade João PessoaDados concretos:Região de João Pessoa /PB Município: João Pessoa População (2008) : 693.082PIB JP em mil R$ (2006) : 5.966.595População da região metropolitana de João Pessoa : 1.077.944PIB RMJP em mil R$ (2006) : 9.282.764-------------------Região de Natal/RNMunicípio: Natal População (2008) : 774.230PIB NT em mil R$ (2006) : 7.508.466População da região metropolitana de Natal : 1.255.409PIB RMNT em mil R$ (2006) : 10.659.135A população de Natal é 12% superior de João PessoaEntre regiões metropolitanas a RMN é superior em população a RMJP em 16,5%A emissora mais potente em João Pessoa possui transmissor de 10KwA emissora mais potente em Natal possui transmissor de 20KwLevando em conta que além da região metropolitana muitas das cidades a média distância, compõem fatia importante de audiência das emissoras da capital, devemos ter uma expressiva expansão de cobertura da população deduzida.Nas geográficas dessas capitais o raio de boa captação de uma emissora 10Kw chegar a mais de 90 km e de uma 20Kw a 160km em receptores médio porte (microsystem /4 em 1/autorádios)FM´s na Região de Natal com mais de 3kW de potência: 11FM´s na região de João Pessoa com mais de 3KW de potência: 13Em João Pessoa temos emissoras com índices entre 20mil a 30 mil ouvintes por minuto, levantamento apenas da capital, considerando a região metropolitana e cidades a média distância estes valores se elevam em médias entre 26 mil a 39mil ouvintes por minuto.Transpondo as médias para a região de Natal utilizaremos o fator 1,165 (+ 16,5%)Então temos médias corrigidas de 30,3 mil a 45,4 mil ouvintes por minuto para nossa capital potiguarEntão caso você esteja anunciando uma única inserção por R$ 40,00 e sua população ouvinte naquele instante seja de 40.000 mil pessoas , você gastou 0,001 (um milésimo de real por pessoa !!! Nossa como rádio é barato não é)
Postado por ricardo às 17:03 0 comentários
Quarta-feira, 20 de Maio de 2009

O poder do som!
Mude o ponto de vista que você tinha sobre esta cena.
Postado por ricardo às 19:32 1 comentários
Segunda-feira, 18 de Maio de 2009

Rádio Convergência
TV em celulares não é coisa mais difícil do mundo, mas uma boa captação ainda é um desafio enquanto digitalização não chega, e mesmo chegando, o processo de penetração na população é extremamente lento, aí quando a TV se aproxima da portabilidade, o rádio leva suas vantagens, a possibilidade de captação melhor que TV é quase certa.
Então um dos fatores apontados como provocante da imensa audiência de rua que as emissoras de rádio possuem, a portabilidade, continua firme e forte, e se fez ainda mais forte para as FM´s já que muitos fabricantes nem pensam em adicionar a Faixa AM em celulares.
O heroísmo entre as AM´s é persistente, porque muitos estão deixando de levar “radinhos” para o estádio ,pelo simples fato que o celular é pequeno e teria que ir de qualquer forma ao passeio do domingo a tarde, ou da quarta a noite, então qual era a necessidade de levar dois receptores ?
A internet, essa é um mistério ainda, o quanto de retorno se tem com a audiência on-line? Uma coisa tem que ser observada de perto, a audiência via internet em sua maioria é composta de pessoas que estão dentro do alcance da captação das emissoras, boa parte desta audiência é composta por pessoas que apenas não tem um receptor ao alcance e tornam o computador um meio prático para ouvir sua emissora local favorita usando a rede alcance mundial para captar uma rádio que talvez esteja a poucas quadras dali, pelos menos nas capitais praticamente qualquer ambiente de trabalho conta com um computador e este com internet, não é difícil abrir o site daquela determinada emissora e torna o som ambiente mais agradável em escritórios, lan houses, casa, comércio em geral, a Internet chegou a todos os lugares imagináveis e permanecer por longos períodos nesta sintonia virtual é mais algo mais comum do que muitos imaginam até então.
Postado por ricardo às 15:23 2 comentários
Segunda-feira, 11 de Maio de 2009

O Darwinismo acelerado vem aí!
Enquanto muitas emissoras terão que continuar trafegando com caminhões de equipamentos para ter certo nível de qualidade nas suas externas e internas, outras utilizarão material humano, criatividade,tecnologia de ponta e compactas para dominar com mais qualidade o mundo de tráfego de áudio para FM.A avaliação e escolha da tecnologia correta a ser adotada levando em conta custo/benefício ( e necessidade prática) é algo que foge de apostilas , check list de transmissão ou qualquer outra coisa que tente prever as situações que envolvam o “novo no rádio”, o acerto na busca pela tecnologia correta pode depender muito mais dos múltiplos conhecimentos e cruzamento das experiências de uma boa equipe técnica e artística do que uma busca no google , estamos praticamente numa era de generalistas especialistas.A inovação e a superação são coisas tão constantes e já antigas no rádio que não soa como surpreendente falar sobre grandes sacadas que ocorreram ao acaso em situações críticas de transmissão, mas o mundo mudou e tudo tende a ser mais feroz , ter como reagir e inovar rapidamente têm um valor bem maior hoje que anos atrás, ser copiado talvez seja uma questão de tempo, mas é algo que pode até ser evitado (ou muito adiado) , caso a tecnologia esteja aliada com uma habilidosa forma de domina-la.O desafio daqui pra frente é que o mundo oferece solução para tudo, mas é bom saber onde colocar os olhos (que país e a que preço) , no mundo de antenas é bom ser mais antenado ainda, numa era de crise os grandes investirão para atropelar mesmo, uma Darwinismo acelerado vem aí!
Postado por ricardo às 19:14 0 comentários
Sexta-feira, 8 de Maio de 2009

Streaming : vencendo as barreiras da demanda
Um novo sistema para servir on-line o áudio da 98 FM foi implantado nesta terça (05/05) e vai
satisfazer aos ouvintes ausentes do Rio Grande do Norte por maior que seja a demanda .
Ao longo do tempo com a popularização da internet certos hábitos vão nascendo, ouvir rádios pela Internet não é bem uma novidade, mas a audiência on-line tende a apresentar crescimento contínuo e prezar pela disponibilidade do áudio da emissora mais que uma visão de lucro imediato é uma visão de respeito a audiência.

O futebol que é paixão dos brasileiros (e os potiguares estão mais que incluídos) terá agora como atender a imensa demanda dos apaixonados pelo ABC e América, a primeira transmissão de uma partida com o sistema atual será hoje (08/05) então boa transmissão a todos!.

Link: http://www.radio98.fm.br/
Postado por ricardo às 15:42 0 comentários
Domingo, 3 de Maio de 2009

Pequenas emissoras ainda são vítimas de pseudo-equipamentos.
Quando uma emissora diz que seu som é 100% digital, a menos que você esteja ouvindo uma HD Rádio, o digital citado no máximo se refere aos equipamentos de operacionalização do estúdio, mas não se aplica a transmissão, a transmissão no Brasil é predominantemente analógica com raras experiências no campo digital no eixo Sul/Sudeste.
Mas na quase totalidade dos casos a citação não é de má fé, é feita por uma confusão de informações dentro das emissoras, principalmente as pequenas que não podem contar com especialistas em seus quadros fixos, citações do tipo “AM estéreo” também não podem ser levadas a sério, não no Brasil.
Outro fator de confusão é quando se adquire um equipamento cuja função não corresponde ao pedido.
Muitas emissoras pequenas do interior do estado ainda são vítimas de pseudo-equipamentos, como falsos geradores de estéreo que tinham a única função de “acender” o led indicador de estéreo nos receptores, mas não dividiam em nada os canais, certa vez fiz questão de acompanhar uma tentativa de enganação, o gerador estéreo foi oferecido e eu pedi um teste.
Após agregado o equipamento e acionado, o indicador de estéreo acendeu, daí então eu mesmo fui a mesa de som e retirei todo o som do canal direito mantendo o mesmo nível de volume do lado esquerdo, então fui conferir se o mesmo ocorria no receptor, mas o que ocorreu foi que no receptor o som baixou nos dois canais , não sendo eliminado no canal direito, apenas atenuado a mesma altura em que foi atenuado o esquerdo, que deveria se manter no mesmo volume, quando questionei por não ter ocorrido a divisão, o “técnico” me disse que o gerador de estéreo não tinha essa função, pergunto eu então a função é ascender uma “luzinha”?
Aos que possuem pequenas emissoras, tenham sempre em sua equipe, um chato curioso para confrontar as ofertas que os falsos técnicos irão certamente oferecer.
Próximo post falo sobre como reconhecer outros equipamentos falsos, gato por lebre já vi demais pelo interior do estado, provavelmente isto seja generalizado em todo o Brasil.
Postado por ricardo às 07:08 0 comentários
Quinta-feira, 30 de Abril de 2009

Rádio: Brains Storms são obrigação todos os dias para se chegar aos objetivos
Uma emissora tem muitas etapas rotineiras logicamente, além disso ,os bastidores estão sempre em busca de novidades e boas idéias com melhores soluções, melhores alternativas e tudo isso deve ser submetido a uma equipe multidisciplinar debatendo, ajustes e soluções ainda melhores podem surgir, é um ótimo exercício buscar no recanto da mente algo que seja mais um passo a frente para a emissora, às vezes no final da noite distante de tudo e de todos com as cortinas se baixando e às 11: 30h da noite aquele estalo surge e no dia seguinte é hora de submeter mais uma pequena ou grande idéia a outros pontos de vista, além do rotineiro trabalho pré-determinado que deve ser cumprindo uma ótima meta para a própria saúde metal e bem da emissora é ter pelo menos uma boa e exeqüível idéia por dia, e se possível torna-la concreta no mesmo dia.
Verdade que algumas soluções podem ter seu custo, mas muitas e muitas são apenas ajustes gratuitos que podem ter pesada influência positiva.
Vou aproveitar a folga do feriado e do final de semana para organizar em casa a agenda de pontos a serem trabalhados, trazendo os pontos mais atrasados para um posto mais avançado e arredondando os que já caminham.
Hora de abrir a agenda (literalmente) e verificar o que ficou esquecido e correr.
Aproveitar o final de semana e permitir que as idéias venham até mesmo às 2:00 da madruga enquanto se assisti um vídeo no youtube, permite que elas venham enquanto se ouve uma emissora distante, ou numa mesa de um Pub, qualquer canto é canto, e isso não é chato então não considero carregar o trabalho para casa , é algo “por esporte” .
Brain storms , pratique algumas destas tempestades de idéias com os colegas sem hora e nem dia mercados, mas é sempre bom preparar o tempo.
Postado por ricardo às 15:56 1 comentários
Domingo, 26 de Abril de 2009

Em qual escala Natal se encontra?

Em qualquer tipo de comércio a avaliação intuitiva ou cientifica das possibilidades de sucesso e faturamento apresentam-se como um dos itens primordiais na decisão de iniciar uma aventura econômica, vamos ver então alguns fatores sintomáticos do poderio econômico de nossa capital.
Tomemos por base o Carnatal, um evento de grande importância e que altera obrigatoriamente o cotidiano da cidade, é um evento de impacto econômico para diversos setores, é verdade que alguns apresentam perdas por bloqueio de ruas comerciais e por causa da alteração das prioridade de gastos dos natalenses , mas muitos outros setores têm esta como a melhor época para um bom faturamento .
Tomando apenas um dos itens para observar certas turbinadas econômicas!
O abadá : preços superiores aos valores de abadás do Carnaval são raridades em outras micaretas, difícil de imaginar a Micarande com abadás de R$ 450,00 , ou até mesmo extinta Micaroa de João Pessoa ( com população já próxima a de Natal).
Ainda na carona do primeiro item de observação, cito aqui a banda “Asa de Águia” que tem Natal como uma das cidades mais rentáveis para realização de shows, não seria surpresa um show de 15 mil pessoas com ingressos vendidos ao preço médio de 40 reais no Vila Folia.
Carros, carros e carros novos, muitas vezes ouvimos que a nossa cidade apresentava um elevado índice de renovação da frota de autos, o natalense realmente gosta de carros e carros novos, à reboque as vendas de carros importados também aparecem com destaque.
Essas e outras demandas apresentam-se especialmente grandes mesmo quando se compara Natal com outras cidades com porte entre 700mil a 800 mil habitantes.
O número absoluto de habitantes que a cidade possua não é suficiente para indicar ao comerciante local, ao novo investidor o quanto de retorno ele poderá ter, de maneira comparativa o consumo do “Rádio” é maior do que os mesmos imaginam, tanto o consumo dos formatos existentes quanto daqueles formatos inexistentes ou de pouca produção, não é de bobeira que muitos ouvintes se refugiam na Internet na busca de streamings enquanto a cidade não disponibiliza um sinal portando suas preferências, de forma sintomática as músicas que não “tocam” no atual dial são reconhecidas nos bares , suas letras cantadas e explicadas numa mesa de amigos, o isolamento não existe, mas a vontade de encontrar fácil no dial sua banda favorita é grande.
O número de pessoas sedentas por Pop, por Rock e até mesmo por MPB em Natal, é um número sustentável, um número que salta aos olhos, mas por algum motivo sempre encontramos aos que contestam, e para estes a nossa missão não é simplesmente negar, nem confrontar, mas provar concretamente, reunir os dispersos para que essa massa seja visível, nada mais desafiador que provar aos próprios dispersos que estes formam uma multidão.
Postado por ricardo às 17:18 0 comentários
Sexta-feira, 24 de Abril de 2009

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