quinta-feira, 5 de novembro de 2009

um pouco de poesia em amor ao rádio....

NOSSO AMOR PELO RÁDIO

O nosso amor pelo rádio
Ninguém sabe explicar
Pois gostamos deste amigo
Que está sempre em nosso lar
Nos dando a alegria
De poder comunicar

O rádio é companheiro
Que está todo dia
Dando comunicação
E trazendo alegria
Fazendo dias melhores
E dando sabedoria

Nosso amigo rádio é forte
E tem versatilidade
Faz parte de nossa vida
E trazer boa amizade
Na melhor e informação
E mostrando a verdade

Quem ouve rádio se informa
Cria e sente prazer
No rádio temos a notícia
Para a vida preencher
Por isso viva o rádio
Que nos dá notícia e lazer

Dizem que foi Marconi
Que o rádio inventou
No entanto Padre Landel
Dessa história participou
Pois foi aqui no Brasil
Que o prenúncio ele criou

Destaque para Roquete Pinto
Que no rádio acreditou
Criando a primeira emissora
Para a história despontou
A caixinha de alegria
Que ao povo conquistou


Ary Barroso despontou
Na nossa radiofusão
Revelando muitos artistas
Com muita satisfação
Seus programas de auditório
Davam muita diversão


O rádio teve tempos de ouro
Estava em todos os lares
Mostrando música e notícia
Para todos os nossos lugares
Alegrando a comunidade
E ecoando pelos ares


Lembra do Repórter Esso
Do rádio de antigamente
Um grande momento do meio
Que informava muita gente
Com notícia de verdade
Que ficou sempre presente


Nas novelas do rádio
Tinha o herói do sertão ?
Jerônimo foi grande sucesso
Que foi para a televisão
Prendendo a atenção do povo
E dando muita emoção

As cantoras do rádio
Levavam a vida a cantar
Embalando as pessoas
Com alegria sem par
Com amor e diversão
No ritmo de seu bailar

Depois veio a televisão
Disseram que ele ia acabar
Mas isso não aconteceu
Pois ele vivo sempre está
Um amigo octogenário
Que continua em todo lar






Rádio cura depressão
E traz solidariedade
Para todos é um relax
E muita felicidade
Quem ouve rádio
Sabe o que é felicidade


O ouvinte forma um grupo
Que merece atenção
No rádio todos os dias
Têm grande participação
Falando e opinando
Pra melhorar a situação


Os locutores estão conosco
No nosso dia – a – dia
Trazendo a comunicação
E sempre a alegria
De idéias que ouvimos
Na sempre boa companhia


Os amigos operadores
Merecem felicitações
Com suas mãos mágicas
Trazem grandes emoções
Merecendo reconhecimento
Por todas suas ações

Quem opera transmissor
Jamais deve ser esquecido
Pois são a alma do rádio
Tendo de ser reconhecido
Para o bem da comunicação
E todo sucesso obtido



O rádio tem produtores
Que trazem a informação,
Alegria e muita música alegre
Com toda sua produção
Fazendo sempre o melhor
Pra a boa emissão





A História do rádio amigo
Merece ser enaltecida
Pois a boa comunicação
Traz alegria para vida
Com este amigo fiel
Em alegria fortalecida


Um grupo de amigos criou
A nossa grande AOUVIR
Que mudou do rádio a história
E luta pelo amor que há de vir
Nas boas ondas do rádio
Pra alegria construir


Quem participa do rádio
Dá amor e sinceridade
Suas palavras puras
Melhoram nossa cidade
Quando buscam seus direitos
E cobram a autoridade

No rádio encontramos gente
E fazemos solidariedade
No poder da comunicação
Movimentando o amor na cidade
Nas ondas se propagam
E na geração de sinceridade

No rádio encontramos pessoas
E também fazemos solidariedade
Pois a comunicação traz sempre
Uma alegria pautada na verdade
Quem ouve rádio internaliza
A certeza da felicidade

Queremos um rádio melhor
Para melhorar a sociedade
Que precisa de comunicação ética
Na força plena da verdade
Buscando democracia
Cidadania e felicidade







Acreditamos no rádio
E vamos ele sempre lutar
Quem ouve rádio participa
De uma história salutar
Buscando um mundo melhor
E dia melhor criar


A luta ética do rádio
Deve ser dos irmãos
Para melhorar o mundo
E alegrar os cidadãos
Fomentando a democracia
E passando valores cristãos

Ele nunca vai acabar
Nem perder força vital
Pois estamos aqui
Para evitar seu final
Acreditando no rádio bo
E no mundo mais leal

O amigo que faz rádio
Merece nossa atenção
Pois tem participação segura
Para a boa comunicação
Com críticas e conselhos
E seu papel cidadão

Valorize nosso rádio
Que tem sempre emoção
Com mensagem alegre
Que é boa pro coração
Presente em todos os momentos
Em dias de grande emoção















Você amigo ouvinte
Precisa ter união
Para melhorar o rádio
E ter consideração
Criando coisas boas
Pra toda população




Para finalizar a história
Não devemos esquecer
Que o rádio quer todos
Para melhorar e crescer
E estar sempre conosco
Na beleza de ouvir rádio e viver

FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA - ASSOCIAÇÃO DE OUVINTES DE RÁDIO DO CEARÁ



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

NO RÁDIO TEM MAIS EMOÇÃO

Constatei o imediatismo do rádio ontem ao ver na televisão o jogo Ceará x Bragantino. No rádio a gente sabe do gol primeiro. A emoção vem primeiro no velho amigo rádio.
Por isso Gomes Farias : " Olho na telinha e pé do ouvido na verdinha..."

terça-feira, 3 de novembro de 2009

MIGUEL ÂNGELO AZEVEDO - O NIREZ...




Um grande nome do rádio - NIREZ - merece nosso respeito e consideração. Hoje na direção do Museu da Imagem e do som continua sua luta pelo resgate da história e pela valorização do rádio. Nossa homenagem a este grande nome do rádio cearense e da própria história de nossa cidade.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM INEZITA BARROSO - UM NOME DO RÁDIO QUE ESTÁ NA TELEVISÃO...


Inezita, ou Inês Madalena Aranha de Lima, começou a cantar e estudar violão aos sete anos. Aos 11 iniciou seu aprendizado de piano. Estreou profissionalmente em 1950, na Rádio Bandeirantes.

Participou da transmissão inaugural da TV Tupi, canal 3, e trabalhou como cantora da Rádio Nacional, de São Paulo, transferindo-se mais tarde para a Record. Ainda em 1950 participou do filme "Ângela" e realizou recitais no Teatro Brasileiro de Comédia, no Teatro de Cultura Artística e no Teatro Colombo.

Na década de 50 ganhou prêmios de melhor cantora do rádio e fez sucesso com "Moda da Pinga" e "Lampião de Gás", além de atuar nos filmes "Destino em Apuros", "Mulher de Verdade", "É Proibido Beijar" e "O Craque".

Em 1953 gravou na RCA Victor, "Canto do Mar" e "Marvada Pinga", entre outras.

A partir de 1954 passou a apresentar-se na TV Record, em programas folclóricos, tema ao qual se dedicou definitivamente e que a consagraria. Em 1955 atuou no filme "Carnaval em Lá Maior" e lançou o seu primeiro LP, "Inezita Barroso", pela Copacabana, que incluía "Banzo", "Funeral dum Rei Nagô" e "Viola Quebrada".

O sucesso não parou mais. Lançou: "Canta Inezita", "Coisas do Meu Brasil", "Lá Vem o Brasil", "Vamos Falar de Brasil" e "Inezita". Em 1956 publicou seu livro "Roteiro de um violão".

Nos anos 60, lançou "Eu Me Agarro na Viola", "Inezita Barroso" e "O Melhor de Inezita", com Lampião de Gás e Moda da Pinga. Depois foi a vez de "Clássicos da Música Caipira"(volume 1), com as canções Chico Mineiro e Pingo-d'agua.

Para representar o Brasil na Expo70, no Japão, Inezita produziu um documentário. Em 1972 saiu o volume 2 de "Clássicos da Música Caipira", com Rio de Lágrimas. Em 1975 "Inezita em Todos os Cantos" trazia Negrinho do pastoreio e Asa Branca.

Inezita realizou programas especiais para diversos países. Na década de 80, gravou o LP "Jóias da Música Sertaneja" e "Inezita Barroso, a Incomparável".

Desde os anos 80 ela comanda o programa "Viola, Minha Viola", na TV Cultura de São Paulo. E desde 1990 faz a apresentação e a direção musical e folclórica do programa "Estrela da Manhã", da Rádio Cultura AM, de São Paulo.

Professora de folclore, com mais de 70 discos gravados, produziu documentários e programas de televisão, viajando por todo o mundo com seu repertório folclórico, ou "de raiz", como prefere chamá-lo, para realçar o caráter original, as raízes da musicalidade popular brasileira.

UM NOME QUE MERECE SER CONHECIDO - MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

GERALDO PEREIRA....

Nascido em Juiz de Fora, em 23 de abril de 1918, esse mineiro conquistou o Brasil com o samba - e como compositor da Estação Primeira de Mangueira. Geraldo Pereira levou ao extremo o que se entendia por samba sincopado - onde residia sua genealidade. Trouxe em suas músicas o cotidiano carioca, a mulher e o homem dos morros, uma forma de ver o país em que vivia nos anos 40 que se estende até os dias de hoje.Geraldo Pereira ganhou a vida como motorista de caminhão de coleta de lixo, e gastou tudo o que tinha da velha e boa boemia, por quem viveu e morreu.

Seus sambas atravessaram os tempos e foram retomados na Bossa Nova, com a gravação de Bolinha de Papel em 1961 por João Gilberto - que trouxe a luz o samba e o nome do homem que, seis anos antes (em 05 de maio de 1955), aos 37 anos, morria numa briga de faca com o legendário Madame Satã.