sábado, 8 de agosto de 2009

VEJA QUE TEXTO MARAVILHOSO...


Pelada de Subúrbio
Armando Nogueira

Nova Iguaçu, quatro horas da tarde, sábado de sol. Dois times suam a alma numa pelada barulhenta; o campo em que correm os dois times abre-se como um clarão de barro vermelho cercado por uma ponte velha, um matagal e uma chácara silenciosa, de muros altos.A bola, das brancas, é nova e rola como um presente a encher o grande vazio de vidas tão humildes que, formalmente divididas, na verdade, juntam-se para conquistar a liberdade na abstração de uma vitória.Um chute errado manda a bola, pelos ares, lá nos limites da chácara, de onde é devolvida, sem demora, por um arremesso misterioso. Alguns minutos mais tarde, outra vez a bola foi cair nos terrenos da chácara, de onde voltou lançada com as duas mãos por um velhinho com jeito de caseiro.Na terceira, a bola ficou por lá; ou melhor, veio mas, cinco minutos depois, embaixo do braço de um homem gordo, cabeludo, vestido numa calça de pijama e nu da cintura para cima. Era o dono da chácara.A rapaziada, meio assustada, ficou na defensiva, olhando: ele entrou, foi andando para o centro do campo, pôs a bola no chão e, quando os dois times ameaçavam agradecer, com palmas e risos, o gesto do vizinho generoso, o homem tirou da cintura um revólver e disparou seis tiros na bola.No campo, invadido pela sombra da morte, só ficou a bola, murcha.


Armando Nogueira é um estilista, na medida em que escreve sobre futebol a partir de uma consciência artesanal que envolve suas crônicas de um grau de literaridade tal, que elas, hoje, constituem páginas realmente literárias com toda a força imagística, poética, carga épica e dramática, que costumam envolver tais criações. Tem dois livros lançados, "Bola na rede", e "A chama que não se apaga", sobre as cinco olimpíadas que cobriu como jornalista. Hoje colabora com diversos jornais, que publicam

O RÁDIO MERECE E SEMPRE MERECEU RESPEITO...


Continuamos verificando que os programadores de rádio e seus supostos proprietários não ouvem rádio. As baixarias continuam e são presentes no cotidiano do rádio. Por que nada é feito? Por que os ouvintes aceitam este tipo de coisa? Onde estão Ministério Público, ANATEL, Ministério das Comunicações e As Comissões Legislativas dos direitos humanos que continuam passivas perante o espetáculo de verborragia e desrespeito. Gente Rádio é Cidadania, onde está ela que não vemos no rádio. Cadê o respeito?





quinta-feira, 6 de agosto de 2009

EMISSORA DO PÁSSARO ANIVERSARIA - HOJE NÃO É MAIS A MESMA... MAS FEZ HISTÓRIA


O PÁSSARO UIRAPURU

Transcrevemos aqui e - mail enviado por Danilo Amaral Jornalista:






Mensagem: Olá, colega! Uma Sessão Solene espera por você! Calma, não é nenhum tema chato, não. Quem tem paixão pelo Rádio cearense e sabe da importância desse maravilhoso veículo de comunicação, não pode perder a homenagem a nossa Rádio Uirapuru, 760 AM, que fez aniversário. 53 anos é muito tempo, não acham? A Sessão acontece amanhã, quinta-feira, dia 06 de agosto, às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza Quer alguns motivos para comparecer e fechar uma matéria bem legal para o dia seguinte? Dê só uma olhada mais abaixo... Para maiores informações, estou a postos! 85-8809 3491 e daniloamaraljornalista@gmail.com Danilo Amaral (01957-JP/Ce) . . . Câmara Municipal de Fortaleza faz homenagem pelos 53 anos da Rádio Uirapuru (760 AM) “A emissora do pássaro!” Assim também era chamada a Rádio Uirapuru, em Fortaleza. Uirapuru é uma ave que, segundo as lendas amozenenses, canta apenas uma vez por ano. Mas a nossa Uirapuru já “canta” há 53 anos. Foi fundada em 16 de Junho de 1956, por Aécio de Borba e José Pessoa de Araújo dando destaque para o esporte e o jornalismo. Na ordem cronológica, ela foi a terceira emissora a ser fundado em território cearense (Ceará Rádio Clube, em 1932 e Rádio Iracema, em 1948). A participação da Uirapuru na história do Rádio ultrapassa gerações. Nomes como Cid Carvalho, Tom Barros, Narcélio Limaverde e Afrânio Peixoto são alguns que passaram pela emissora. Ela enfrentou também períodos difíceis quando do endurecimento do regime militar, em 1968. Diante de tantas histórias e da grande importância para a radiodifusão do nosso Estado, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza uma seção solene para celebrar o aniversário da Rádio. A data é 06 de Agosto (QUINTA-FEIRA), 19h30, no Plenário Fausto Arruda. A autoria é do vereador Gelson Ferraz, do PRB que estende o convite a toda sociedade cearense para o encontro. Durante a solenidade, radialista que tem seus nomes ligados a Uirapuru também serão homenageados.

LANDELL DE MOURA

Passado mais de um século, o Brasil continua devendo ao padre Roberto Landell de Moura, o reconhecimento pela descoberta dos princípios que resultaram na criação do telefone, do rádio e da televisão como hoje os conhecemos. Nesse largo período de tempo temos amargado o descaso com que o país, por seus representantes legais, se comporta diante da usurpação a que foi submetido o cientista brasileiro. Entretanto, felizmente, parece que essa incúria está por ser derrubada pela evidência dos fatos e a ação incansável do Movimento Landell de Moura, dentre outros que, como nós, acreditam que o erro histórico pode e deve ser reparado.
Agora mesmo, em correspondência ao Instituto Caros Ouvintes, o radioamador, radialista e pesquisador Ivan Dorneles Rodrigues, de Porto Alegre, menciona várias ações que estão sendo desencadeadas neste momento. Ele, por exemplo, e a professora Vânia Maria Abatte acabam de ser entrevistados pelo programa Reencontro com a Universidade, apresentado pela da Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Simultaneamente a imprensa gaúcha está acompanhando a mobilização que junto à Assembléia Legislativa está sendo liderada pelo deputado Geovani Cherini que acaba de apresentar projeto que declara Pioneiro das Telecomunicações o Padre Roberto Landell de Moura.
Também na internet o movimento está revigorado com a criação do site www.mlm.landelldemoura.qsl.br que traz como apelo inicial a frase ASSIM COMO ALBERTO SANTOS DUMONT É O PAI DA AVIAÇÃO, ROBERTO LANDELL DE MOURA É O PAI DAS TELECOMUNICAÇÕES. Com versões em espanhol, inglês e alemão, além do português, o site pretende ser porta voz internacional do Movimento Landell de Moura.
No site você encontra extensa bibliografia e uma lista de livros que mencionam o pioneirismo do padre Landell de Moura.
:: Veja Vídeo da RBS TV sobre Landell de Moura
Publicado
por
Antunes Severo

retirado do site www.carosouvintes.org.br











vale a pena ouvir...

05.08.200
9Feirart é tema do Narcélio Limaverde desta quinta-feira
O programa Narcélio Limaverde desta quinta-feira (06/08) recebe a gerente comercial da Central de Artesanato do Ceará (Cearte), Amanaci Diógenes. Ela vai apresentar a 39ª Feirart, que acontece de quinta (06/08) a sábado (08/08), na Praça Luisa Tâvora, na avenida Santos Dumont. Neste ano, a Feirart conta com a participação de 300 artesãos das oito microrregiões do Estado. O evento conta ainda a participação de grupos produtivos e entidades artesanais, empreendedores da Economia Solidária e da Acessibilidade (pessoas com deficiência) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.Narcélio entrevista também o segundo vice-presidente da Mesa Diretora, deputado Francisco Caminha (PHS), para tratar da criação de novos cursos de especialização da Universidade do Parlamento Cearense. Também participa do programa o secretário de Infraestrutura de Várzea Alegre, Raimundo Sátiro, para comentar sobre a situação do município depois das chuvas que atingiram o Ceará.O programa ainda traz o secretário executivo do Decon, João Gualberto, para apresentar o resultado do seminário realizado em Brasília, que tratou sobre pirataria de medicamentos no país. LA/LF
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Socialcomunicacao@al.ce.gov.br

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

tema que merece reflexão..

MÍDIA RADIOFÔNICA Um guia para o bom rádio
Francisco Djacyr Silva de Souza
O rádio é certamente um grande companheiro: está conosco todos os dias, seja nos afazeres do lar, seja no caminho para o trabalho, nas noites de insônia ou, em muitos casos, nos momentos tristes da vida passando músicas de conforto ou mensagens de otimismo e encorajamento. O rádio foi sempre um grande prestador de serviços e formador de consciências, ideais e conhecimentos sobre o mundo - a vida e o dinamismo da sociedade.
Mesmo com o advento de tantas outras mídias, o companheiro rádio continua conosco proporcionando informação, lazer e consciência para todos os indivíduos que o ouvem e o contemplam no processo comunicativo. Como um meio de comunicação e contemplando a legislação que propõe seu uso para fins culturais e para o fortalecimento da democracia, é preciso que haja questionamento e consciência de seus usuários acerca das mensagens advindas de suas ondas sonoras para que todos seus ouvintes, como consumidores, tenham um serviço de qualidade e voltado para os interesses do público.
Temos constatado, no entanto, que muitas das mensagens que por vezes ouvimos no rádio destoam do verdadeiro papel da comunicação, que é certamente mandar para o povo idéias verdadeiras, notícias reais, mensagens calcadas na ética e na formação cidadã. Tal rádio não interessa aos ouvintes nem faz parte do verdadeiro sentido da comunicação, que é formar e informar. Deste modo, é preciso que as pessoas tenham garantido o direito a uma informação séria, verdadeira e ética, que são instrumentos fortes para a concretização da cidadania e fortalecimento dos ideais necessários para a democratização das comunicações.
"Apoios despretensiosos"
É vital que a sociedade possa recomendar ou não os programas de rádio de acordo com a mensagem passada, o respeito ao ouvinte e o nível de ação do programa em termos de relação com o conteúdo que seja verdadeiro e expresse realmente uma ideologia de acordo com a verdadeira cidadania e o processo ético. O rádio precisa, sim, ser avaliado e essa avaliação deve ser feita por seu consumidor, que tem direito a questionar a programação e exigir a qualidade de todo e qualquer programa que vai ao ar.
Seria de bom alvitre que houvesse sempre um júri de conteúdo popular para julgar os programas e dizer claramente o que pensa dos programas que são ouvidos e que, geralmente, trazem mensagens preconceituosas, idéias deslocadas da verdade, bajulação aos poderosos e outros artifícios que certamente não interessam aos ouvintes nem representam seus verdadeiros interesses. É utópico se pensar que os proprietários de rádio queiram que isso seja feito, mas é vital que a sociedade se organize para isso devendo ser agente fiscalizador dos programas e entender as mensagens veiculadas, tanto no seu aspecto ideológico quanto nos interesses, que muitas vezes são ocultados em mensagens às vezes despretensiosas e que estão eivadas de interesses econômicos, políticos e financeiros. Quantos já não se beneficiaram do rádio como trampolim político? Quantos não utilizam este meio para se beneficiarem economicamente através dos famosos "alôs" e "apoios despretensiosos"?
Ético e pautado na cidadania
O problema maior é que o rádio não quer se reciclar. Seus proprietários não o ouvem, a não ser no final do mês, através do balanço financeiro da emissora. O conteúdo dos programas não é sequer sabido pelos seus diretores que não sabem ou fingem que não sabem os impropérios e espetáculo de baixarias que são veiculados e que os ouvintes são obrigados a ouvir sem o direito de dizer que não aceitam ou não concordam, pois infelizmente, nosso rádio não é feito para ouvintes, que a cada dia perdem mais espaço de participação e de poder dizer o que pensam da vida política ou econômica.
É preciso fortalecer a democracia no rádio e tal processo só será possível a partir do momento em que haja coesão entre os usuários da comunicação no sentido de procurar sempre desenvolver uma prática de ação e visão na busca de um rádio ético e pautado na cidadania. Um selo para o bom rádio e um guia para este rádio que seja adequado aos cidadãos poderia resolver muitos dos problemas hoje encontrados e que no meio dos interesses econômicos e no desprezo ainda resiste. O rádio é, sobretudo, um forte...

RÁDIO PARA QUEM GOSTA DE RÁDIO


É extremamente importante que o rádio seja feito por pessoas que realmente gostam deste meio de comunicação, conheçam sua história e procurem valorizar plenamente os que o fazem e os que recebem as mensagens que são emitidas. Rádio é cidadania, precisamos valorizar o rádio e completar plenamente a luta pela sua valorização.